Dia do Orgulho Autista mobiliza comunidade pelo protagonismo
Inclusão pelo protagonismo. Esta foi a tônica do último sábado em Pinhais, em mais uma edição do “Dia do Orgulho Autista”, que mobilizou um público de aproximadamente 50 pessoas, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. O evento trouxe uma vasta programação, reunindo apresentações artísticas e atividades recreativas e de lazer, adaptadas às necessidades específicas dos participantes.
Além dos espaços de expressão, protagonismo e valorização de talentos, o evento também contou com brinquedos infláveis inclusivos, RPG, videogame, jogos de tabuleiro, apresentações culturais e Realidade Virtual – em parceria com a Guarda Municipal de Pinhais. Ao longo do dia, o evento também contou com a presença da prefeita Rosa Maria, e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Willian Kempinski.
“O Dia do Orgulho Autista nasce do compromisso de dar visibilidade à causa autista com respeito, sensibilidade e reconhecimento”, afirma Giana Fukuda, da Seção de Inclusão da Semel. “Mais do que um momento de celebração, é um espaço de valorização das pessoas autistas, de suas vivências, singularidades e potências. Cada atividade é construída para acolher, respeitar e dar voz, fortalecendo o sentimento de pertencimento e reconhecimento de todos os participantes”, acrescenta.


