Janeiro Branco: caminhada no Parque das Águas celebra importância dos cuidados com a saúde mental
A manhã da sexta-feira (30) transformou o Parque das Águas em um cenário de reflexão e movimento. A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma mobilização especial em alusão à campanha Janeiro Branco. Com caminhada, orientações profissionais e balões brancos, a ação marcou o compromisso do município com o bem-estar emocional de seus cidadãos e servidores.
A prefeita Rosa Maria participou da mobilização e destacou que o cuidado com a mente deve ser a base para o ano que se inicia. Durante seu discurso, ela enfatizou que a saúde mental não deve mais ser um tabu.

“Não dá mais pra gente esconder. Não é feio pedir ajuda. O Janeiro Branco é o começo, o recomeço das nossas vidas. Nós podemos escrever novas páginas”, afirmou a prefeita. Foto: PMP
Rosa Maria também ressaltou o papel do ambiente urbano na prevenção de doenças emocionais: “O Parque das Águas é um dos lugares de maior prevenção. Quem contempla a natureza e a si mesmo, se equilibra. Este 2026 pede para nós equilíbrio e, em alguns momentos, desaceleração”, enfatizou.
Desacelerar e reconectar
A psicóloga do CAPS II, Vanessa Fagundes, trouxe uma perspectiva técnica e humana sobre o tema da campanha deste ano. Segundo a profissional, o objetivo é incentivar as pessoas a avaliarem suas metas e a qualidade de suas conexões.
“Precisamos refletir sobre o quanto precisamos cuidar de nós e desacelerar das pressões do dia a dia e do trabalho”, explicou Vanessa. A psicóloga alertou ainda para o excesso de tecnologia. “Temos nos conectado mais com os aparelhos e perdido a conexão humana. É momento de repensar essa reconexão com o outro real, não só nas redes sociais”, disse.
Rede de apoio fortalecida
Samira Raduan dos Santos, do Departamento de Atenção Especializada, reforçou que o município possui uma estrutura sólida para quem busca auxílio, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços voltados ao servidor público. “Precisamos olhar para dentro e olhar para o próximo. Quando fizermos isso, entenderemos até onde podemos ir. Se sentir que precisa de ajuda, temos equipamentos e meios para isso”, pontuou.
Para quem participou, como a moradora do bairro Alto Tarumã, Cleusa Barbosa, o evento foi uma oportunidade de renovação. Usuária das oficinas do CAPS, ela celebrou a chance de sair da rotina. “O que me motiva é a gratidão, conhecer gente diferente e fazer amizades. Quem não veio, perdeu uma oportunidade muito legal”, relatou Cleusa.
Também estiveram presentes, o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho; a vereadora Jane Carteira; o vereador Bitoca e representantes do presidente da Câmara, vereador Pioco, do vereador Marcos Ceschin e do vereador Sargento Almeida.
Onde buscar ajuda em Pinhais
Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, procure acolhimento:
CAPS Regional I: Rua 1º de Maio, 414, Centro. Tel: (41) 98786-3355
CAPS Regional II: Rua Antonio de Andrade, 153, Maria Antonieta. Tel: (41) 99206-4056
CAPS Infantojuvenil: Rua 7 de Setembro, 205, Centro. Tel: (41) 99229-5579
CVV (Centro de Valorização da Vida): Atendimento 24h pelo telefone 188.


