Vocação à Vida Consagrada

Inicialmente a palavra “Vocação” vem do latim “Vocare” que significa chamado.

O que é vocação religiosa?
A vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro. Não é um processo que ocorre da noite para o dia. Há uma caminhada intensa para que se possa adquirir todo o conhecimento formal e espiritual necessários para se chegar à chamada consagração.

A consagração acontece por meio da emissão dos votos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, por meio de uma Congregação Religiosa, como a das Irmãs Passionistas.

Viver a vida religiosa não é abandonar, mas sim se tornar uma pessoa mais completa. É levar a presença e luz de Jesus por onde passamos: para as comunidades, para as pessoas necessitadas, para nossas famílias e amigos. A vocação religiosa, é, portanto, uma maneira de tornar o mundo melhor.

“Verdadeiramente, a vida consagrada constitui memória viva da forma de existir e atuar de Jesus.“

“As mulheres consagradas estão chamadas de modo absolutamente especial a serem, através da sua dedicação vivida em plenitude e com alegria, um sinal da ternura de Deus para com o gênero humano e um testemunho particular do mistério da Igreja que é virgem, esposa e mãe”.

Você está sendo convidada a pertencer a uma comunidade que vai enriquecer sua comunidade-sociedade a fim de tornar o nosso mundo mais humano, habitável e justo.

Papa Francisco: chamado para a juventude à vida religiosa.

O Papa Francisco se refere à vocação religiosa como o “grande tesouro na Igreja, daqueles que seguem o Senhor de perto, professando os conselhos evangélicos”. “As paróquias e várias comunidades eclesiais são chamadas a incentivar o compromisso dos jovens, famílias e idosos, para que todos possam ter uma experiência cristã, vivendo a vida e a missão da Igreja como protagonistas”. Nessa fala do Papa Francisco, disponível aqui, é possível ler mais sobre a necessidade de renovação da Igreja com a participação dos jovens. Ele trata da necessidade de se construir uma Igreja que converse com os nossos dias. Que não ignore as tradições, mas que consiga construir pontes de diálogo entre o mundo atual e os ensinamentos do Evangelho.

A VIDA DAS IRMÃS PASSIONSTAS

Ser Irmã Passionista na Igreja é sentir-se parte do povo de Deus e de sua missão, vivendo a resposta ao chamado de ser memória viva da aliança, pela consagração a Deus numa vida fraterna, em comunidade, para a missão. Essa fraternidade deve ser estímulo para toda Igreja, porque torna presente o valor evangélico das relações horizontais frente à tentação do poder.

Uma das formas de trilhar o caminho de se tornar um dos grandes “tesouros da Igreja”, como diz o Papa Francisco, é fazer essa trajetória como parte das Irmãs Passionistas. Há uma série de etapas pré-definidas pela nossa congregação para que as jovens comecem a trilhar essa missão. Cabe reforçar que mesmo que o chamado para a vida religiosa não seja para nós, podemos fazer nossa parte. Um olhar atento e carinhoso às trajetórias dos jovens das nossas famílias e o diálogo permanente sobre os caminhos possíveis de se trilhar pode fazer a diferença.

Nós, IRMÃS PASSIONISTAS, convidamos você, Jovem que está lendo este artigo a vir Sua presença, de cristã e / ou consagrada passionista vai ser um elo de unidade e comunhão para testemunhar a riqueza e a fecundidade da unidade na diversidade dos chamados.

Venha! Estamos esperando você e contamos com você para que o mundo se torne melhor do que é. Nossa central para contato é Centro de Educativo Passionista Maria José – Avenida Getúlio Vargas, 224 – Piraquara – Centro.


Quem desejar mais informações pode acessar https://irmaspassionistas.org.br ou comunicar graças recebidas, pode entrar em contato com as Irmãs Passionistas:

CENTRO EDUCATIVO PASSIONISTA MARIA JOSÉ
Av. Getúlio Vargas, 224 83301-010 – Piraquara – PR Fone: (041) 3673-2477

Compartilhe este artigo!