Vandalismo ameaça crescimento de ipês em Pinhais

Por Redação 3 min de leitura

A equipe do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais (Semma), finalizou na tarde da última quinta-feira (8) a manutenção de 29 exemplares de ipê-roxo plantados em 2022. O que deveria ser um trabalho de rotina, focado na poda de condução para garantir o crescimento estético das árvores, revelou um cenário preocupante de vandalismo. 

Durante a intervenção, os servidores da Seção de Corte e Poda de Árvores (Secop) constataram que todos os tutores, estruturas essenciais para a estabilidade das mudas jovens, foram removidos ilegalmente, assim como os protetores de base. Além disso, foram encontrados arames anelando troncos, marcações de iniciais de nomes e sinais de podas não autorizadas, que colocam em risco a sobrevivência das árvores.

O vandalismo na arborização urbana é hoje um dos principais entraves para a expansão das áreas verdes. “A depredação leva à perda de um número considerável de árvores que precisam ser repostas, o que aumenta significativamente o custo de manutenção para os cofres públicos”, explica Natacha Sohn Hausner, da Gerência de Conservação Ambiental.

Vale ressaltar que o vandalismo contra o patrimônio público é crime previsto em lei. A prefeitura reforça que qualquer intervenção em árvores de vias públicas deve ser feita exclusivamente por profissionais qualificados.

Os plantios são grandes aliados das ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. “As árvores urbanas além de melhorar a qualidade do ar e servir de abrigo a fauna silvestre, promovem sombra, diminuem as ilhas de calor, reduzem a velocidade dos ventos e riscos de alagamento. Também propiciam a melhoria do bem-estar mental e físico, reduzindo o estresse”, completa Natacha.

Como colaborar

A Secretaria do Meio Ambiente orienta os moradores a não realizarem intervenções por conta própria. Caso a árvore apresente necessidade de poda ou substituição de suporte (tutor), o munícipe deve ligar diretamente para a Semma para solicitar o serviço oficial de plantio e manutenção.

Serviço

Para a solicitação de serviços, entre em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, abertura de pedido no sistema Sislam (https://pinhais.sislam.com.br/), via telefone (41) 3912-5100 e/ou e-mail ([email protected]).

Em caso de denúncias de vandalismo, ligue para a Guarda Municipal, 153 ou (41) 3912-5153.

Gostou? Compartilhe!