Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 19 anos de idade

A medida, com vigência até dezembro de 2025, visa aumentar a cobertura vacinal e prevenir cânceres associados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe.
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), anunciou a ampliação da estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A medida, com vigência até dezembro de 2025, visa aumentar a cobertura vacinal e prevenir cânceres associados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. A orientação é que jovens e adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber a dose do imunizante.
“Apesar de a recomendação de vacinação contra o HPV existir desde 2014 no Brasil, muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada, sendo assim, essa ampliação da faixa etária é crucial para alcançar jovens que não foram imunizados anteriormente, contribuindo significativamente para a proteção individual e coletiva”, explica a enfermeira Daniele Araszewski, da Seção de Imunobiológicos e Prevenção de Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é uma das intervenções de saúde pública mais eficazes, sendo fundamental na prevenção de doenças e na promoção da saúde coletiva. No caso da vacina contra o HPV, ela tem um papel crucial na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente o de colo do útero, que é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
Destaca-se que as ações de vacinação são executadas em conformidade com os planos estaduais e municipais, alinhados às diretrizes do Ministério da Saúde. “Com a vacina, o indivíduo não apenas se protege, mas também colabora para a redução da circulação do vírus na população. A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o HPV reforça o compromisso com a saúde pública, visando alcançar o maior número possível de pessoas e, consequentemente, diminuir a incidência de doenças graves e seus impactos na vida dos indivíduos e na saúde do sistema de saúde”, completa Daniele.
Serviço
A lista de endereços e contatos das Unidades de Saúde da Família de Pinhais está disponível no link: https://pinhais.atende.net/cidadao/pagina/unidades-de-saude-da-familia