Um pouco da vida da nossa fundadora

Maria Madalena Frescobaldi Capponi, nasceu no dia 11 de novembro de 1771 em Florença – Itália, de uma nobre família

Aos 19 anos casou-se com Pedro Roberto Capponi e da união nasceram 3 meninas que prematuramente morreram antes mesmo de completarem um ano. Apenas o filho Gino sobreviveu.

Além do sofrimento da perca das filhas, Madalena sofreu com a invasão Napoleônica, sendo exilada para Áustria, onde conheceu o grupo da Amizade Cristã.

Madalena, atenta à sua realidade, quando retorna da Áustria, começou a ajudar os pobres e em especial as mulheres em situação de prostituição. Em 1806, movida pelo Espírito Santo, Madalena começou a visitar as mulheres que se encontravam no hospital e descobriu que a doença mais grave não era a do corpo, e sim da ignorância, que fazia com que seus corpos não fossem valorizados.

Madalena, se aproximou com misericórdia das necessidades de cada mulher, acolhendo-as em sua casa, instruindo-as, com doçura e firmeza. Falou-lhes de um Homem, Crucificado e morto por elas, que deu sua Vida por Amor.

Suas palavras, seu exemplo e espiritualidade chegaram ao coração das mulheres, que compreenderam o quanto suas vidas eram importantes.

Algumas mulheres desejosas de abandonar a vida de prostituição, quiseram unir-se mais a Deus. Assim, em 1815, nasceu o Retiro das Ancillas da Paixão. Em 1830 foram escritas as primeiras regras do Instituto, hoje Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz. O Instituto além de ter jovens convertidas, recebia também jovens que não provinham da experiência da prostituição e que também desejavam consagrar suas vidas a Deus. Mas, não havia diferença entre elas: era uma só comunidade, um só coração, uma só alma e uma só vontade na caridade recíproca. Em 8 de abril de 1839, Madalena voltou ao seio do Pai.

Ela bem sabe das nossas necessidades, pois, como leiga viveu sua vocação cristã, intensamente, na vivência dos sacramentos e mandamentos. Como esposa, foi fiel, companheira até o fim.

Como mãe, soube acolher a cada filho que gerou e a cada dor da perda das suas 3 filhas; inspirada pelo Espírito Santo, aberta e atenta aos apelos de Deus, foi ao encontro dos mais necessitados, na ocasião, mulheres que viviam marginalizadas, na prostituição, enfermas…

Ela as acolheu e ajudou a fazer um caminho de mudança de vida. Seus ensinamentos sobre a Paixão de Jesus e as Dores de Maria, o imenso amor que Deus tem para cada um/a de nós, independente de nossa condição, é tão infinito que, se nos permitirmos podemos mudar de vida.

A Serva de Deus Maria Madalena é para nós modelo de uma vida doada, de superação, de experiência do infinito amor de Deus. Por isso, junte-se a nós e peça a sua intercessão, de mulher, mãe, esposa e cristã leiga. Que ela apresente a Jesus, nossos pedidos.

Peçamos a intercessão da Serva de Deus Maria Madalena Frescobaldi.

Somos Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, Congregação fundada por Maria Madalena Frescobaldi Capponi, educadora, esposa e mãe…

Inspirando-se na espiritualidade de São Paulo da Cruz, fundador da Família Passionista e nosso “Pai espiritual”, Maria Madalena transmitiu-nos o carisma que nos identifica na Igreja de: “viver, testemunhar e promover a memória da paixão de Cristo e das dores de Maria”.

Na vivência do carisma buscamos encarnar as disposições íntimas de Cristo crucificado que se manifestam, sobretudo, nas atitudes de perdão, de misericórdia, de ternura e de amor incondicional aos irmãos. E nos compromete a viver em espírito de reparação, de intercessão e de ação de graças.

A nossa missão concretiza-se em diversas formas de serviço educativo-pastoral – social, conforme as necessidades das pessoas sobretudo das mais vulneráveis e, das realidades socioculturais e religiosas.

Mª Madalena, fez caminho! De família cristã, viveu o batismo com radicalidade.

Aprendeu o que é amar, servir, perder, doar, encontrar…

Uniu-se em casamento, e dos filhos que gerou só um embalou.

Caminho árduo, de perdas, de dor, mas, sobretudo de amor.

Madalena, seguiu caminho! Superou a distância que o exílio causou.

Encontrou amigas, amigos que pela fé consolidou.

Soube fazer a diferença, não fez nada por vão grandeza.

Como samaritana, se fez próxima de quem tombou.

Madalena, indicou caminho! Pelas ruas de Florença quantas jovens encontrou. Fitandolhes o olhar, falou do Amor Redentor.

O Crucificado, que nos resgatou, expressão máxima de amor, pela sua infinita misericórdia foi quem a chamou.

Madalena, percorreu caminho! Para nos apontar o Caminho, O único e verdadeiro Caminho! Pelas estradas de Florença foi ao encontro. como mãe, em seus braços acolheu, falou do Amor.

Com bondade e firmeza educou. Quantas mulheres, que chamadas de filhas, salvou do mundo da morte e perdição.


Irmã Ailda Brudéck Klüppell, CP 

Compartilhe este artigo!