UFPR recebe simpósio internacional de resistência a antiparasitários

Por Redação 3 min de leitura

A Universidade Federal do Paraná  vai sediar um importante evento prévio da 30ª Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP 2025), que acontece de 17 a 21 de agosto em Curitiba. No dia 17 de agosto, pela manhã, especialistas estarão reunidos no Simpósio CARS – Consórcio para Resistência e Suscetibilidade Anti-Helmíntica,  sobre resistência a antiparasitários.  As atividades serão no auditório do Setor de Ciências Agrárias da universidade, no campus Cabral.

Segundo o professor da UFPR Marcelo Beltrão Molento, que preside a conferência internacional WAAVP, o simpósio CARS vai apresentar novas técnicas de nanotecnologia e sequenciamento genético. “Teremos relatos de pesquisadores da África, Europa e América Latina”, adianta ele.

Os tópicos a serem discutidos no CARS incluem o mecanismo, a evolução, a disseminação, a detecção, a prevenção e a reversão da resistência anti-helmíntica, bem como a suscetibilidade dos helmintos a compostos já estabelecidos ou novos. Será uma oportunidade para discutir descobertas atuais e reunir pesquisadores com interesses comuns no tema do CARS, identificar e abordar lacunas de pesquisa atuais, estabelecer colaborações e discutir interesses mútuos de pesquisa.

A programação, toda em inglês e sem tradução, vai até às 16 horas. Inscrições podem ser feitas no site www.waavp2025.com.

CONFERÊNCIA MUNDIAL

A 30ª Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP 2025) é o mais importante evento internacional dedicado à saúde animal e às doenças parasitárias. Já estão inscritos mais de 500 participantes de 38 países, entre pesquisadores, profissionais da saúde, representantes de governos, organismos internacionais e da indústria farmacêutica veterinária.

A conferência será no espaço Viasoft Experience. Serão abordados temas ligados às doenças parasitárias, incluindo parasitas de animais domésticos, selvagens, de produção e aquáticos.  A programação inclui apresentações científicas, simpósios, workshops, e a entrega de prêmios de reconhecimento internacional à pesquisa. Destaque para a presença da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que realizará um simpósio oficial durante o evento, e da Fundação Gates, reconhecida por seu trabalho global em saúde pública, que também terá representantes no evento. Por Simone Meirelles / UFPR.

Gostou? Compartilhe!