T.REX

1973–1977: TRANSIÇÃO, DECLÍNIO E RESSURGIMENTO

Bolan se apresentando no In Concert da ABC, 1973.

Tanx foi um sucesso comercial, alcançando o número 3 na parada de álbuns alemães, número 4 no Reino Unido, e número 5 na Noruega. Um álbum eclético contendo várias baladas melancólicas e rica produção, Tanx apresentou o som do T. Rex reforçado por enfeites instrumentais extras como o mellotron e o saxofone. “The Street and Babe Shadow” , “Left Hand Luke And The Beggar Boys” , Broken Heart Blues dão uma amostra da categoria desse álbum. Lançado ao mesmo tempo em março de 1973, o hard rock ”20th Century Boy” foi outro sucesso importante, chegando ao número 3 na parada de singles do Reino Unido, mas não foi incluído no álbum. ”The Groover” marcou o fim da era de ouro em que T. Rex marcou 11 singles consecutivos no top 10 do Reino Unido.

Zinc Alloy And The Hidden Riders Of Tomorrow foi lançado em fevereiro de 1974 e alcançou o número 12 no Reino Unido. Musicalmente, a banda se aventurou no blue eyed soul e misturou rock com influências de funk e R&B. Liricamente, o álbum remonta aos dias do Tyrannosaurus Rex com longos títulos de músicas e complexidade lírica, mas não foi um sucesso de crítica. Nos EUA, a Warner Brothers largou a banda sem lançar o álbum. Bill Legend parou de trabalhar com Bolan naquela época. T. Rex tinha uma formação estendida que incluía o segundo guitarrista Jack Green e B. J. Cole no pedal steel. Logo após o lançamento do álbum, Bolan se separou do produtor Visconti e, em dezembro de 1974, Finn também deixou a banda. Um single, “Zip Gun Boogie”, apareceu no final de 1974 creditado como um trabalho solo de Marc Bolan (embora ainda no selo T. Rex). Ele só alcançou o número 41 do Reino Unido, e a identidade da banda T. Rex foi rapidamente restabelecida.

Bolan’s Zip Gun viu o grupo desenvolver ainda mais o soul e o funk dos discos anteriores. A maior parte do material já havia sido lançado no ano anterior nos EUA como Light Of Love. Foi auto-produzido por Bolan que, além de escrever as músicas, deu à sua música um brilho mais duro e futurista. As próprias produções de Bolan não foram bem recebidas na imprensa musical. No entanto, nos EUA, a revista Rolling Stone deu uma crítica positiva. Durante esse período, Bolan ficou cada vez mais isolado, enquanto as altas taxas de impostos no Reino Unido o levaram ao exílio em Monte Carlo e nos EUA. Não mais vegetariano, Bolan engordou devido ao consumo de hambúrgueres e álcool, e foi ridicularizado na imprensa musical.

O penúltimo álbum de T. Rex, Futuristic Dragon, apresentou um estilo de produção inconsistente que variou de músicas no estilo Wall of Sound para músicas no estilo disco, com acenos nostálgicos ao velho boogie T. Rex. Ele só conseguiu chegar ao número 50, mas o álbum foi melhor recebido pela crítica e contou com os singles “New York City” (número 15 no Reino Unido) e “Dreamy Lady” (número 30). Para promover o álbum, a banda excursionou pelo Reino Unido e se apresentou em programas de televisão como Top of the Pops, Supersonic e Get It Together.

Continua na próxima edição 


 

Compartilhe este artigo!