T.REX

“Ride A White Swan” foi rapidamente seguido por um segundo single, “Hot Love”, que alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido, e permaneceu lá por seis semanas Entre esses dois lançamentos, Bolan recrutou o baixista Steve Currie e depois o baterista Bill Legend para formar uma banda completa para gravar e fazer turnês para um público crescente. Depois de adicionar dois pontos de glitter sob os olhos antes de uma aparição no Top of the Pops para a qual Bolan usava calças de cetim brilhantes e uma jaqueta brilhante no lugar de suas roupas hippies anteriores, logo seguida por outra aparição no show em que ele usava um terno de marinheiro de veludo/cetim prateado, as performances que se seguiram seriam muitas vezes vistas como o nascimento do glam rock.

Após as exibições de Bolan, o glam rock ganharia popularidade no Reino Unido e na Europa durante 1971 e 1972. A conclusão da mudança de T. Rex para o rock de guitarra elétrica coincidiu com o estilo lírico e a imagem mais abertamente sexual de Bolan. Já tendo começado a subir no palco para tocar músicas mais elétricas, Bolan também incorporou mais carisma físico, como andares empertigados, danças e poses, em seu ato no palco. A nova imagem e som do grupo rapidamente atraíram um novo público para desespero dos primeiros fãs da banda. Parte do conteúdo lírico de Tyrannosaurus Rex permaneceu, mas as letras poéticas e surrealistas foram agora intercaladas com grooves sensuais, gemidos orgásticos e insinuações.

Em setembro de 1971, T. Rex lançou Electric Warrior, que apresentava Currie e Legend. Muitas vezes considerado seu melhor álbum, o Electric Warrior trouxe muito sucesso comercial ao grupo; o publicitário BP Fallon cunhou o termo ”T. Rextasy” como um paralelo à Beatlemania para descrever a popularidade do grupo. O álbum incluiu a música mais conhecida de T. Rex, “Get It On”, que atingiu o número um no Reino Unido. Em janeiro de 1972, tornou-se um hit Top 10 nos EUA, onde a música foi renomeada como “Bang a Gong (Get It On)”. O álbum ainda lembrava as raízes acústicas de Bolan com baladas como “Cosmic Dancer” e a dura “Girl”. Logo depois, Bolan deixou a Fly Records; após o término de seu contrato, a gravadora lançou a faixa do álbum “Jeepster” como single sem sua permissão. Bolan foi para a EMI, onde ganhou sua própria gravadora no Reino Unido, a T. Rex Wax Co.[3]

A banda lançou os singles “Telegram Sam” e “Metal Guru”, respectivamente, em janeiro e maio de 1972, e ambos se tornaram hits número um no Reino Unido. Em maio, o antigo selo de Bolan, Fly, lançou o álbum de compilação Bolan Boogie, uma coleção de singles, lados B e faixas de LP, que afetaram as vendas do próximo álbum da banda.

Quando foi lançado em julho, The Slider chegou ao número quatro no Reino Unido, e se tornou seu álbum de maior sucesso nos EUA, entrando no top 20 da Billboard 200. A banda então lançou dois outros singles independentes “Children Of The Revolution” e “Solid Gold Easy Action”, que alcançaram o número 2 no Reino Unido. Em dezembro, o próprio filme de Bolan, Born to Boogie, foi lançado nos cinemas.

O filme contou com dois shows do T. Rex no Empire Pool em Wembley, que foram filmados por Ringo Starr e sua equipe no início do ano.

Continua na próxima edição


Compilado e editado por Jairo Martins de Oliveira sob o patrocinio de olivashop.com.br, os melhores carrinhos de do Brasil. 

Compartilhe este artigo!