T.REX

Durante 1968 e 1969, Tyrannosaurus Rex tornou-se um sucesso modesto no rádio e no disco. Seu terceiro single “Pewter Suitor”, lançado em janeiro de 1969, falhou nas paradas, mas seu terceiro álbum, Unicorn, chegou perto dos 10 melhores álbuns do Reino Unido.[7] Enquanto o material solo inicial de Bolan era a música pop influenciada pelo rock and roll, agora ele estava escrevendo músicas dramáticas e barrocas com melodias exuberantes e letras surreais cheias de mitologia grega e persa, bem como criações poéticas de sua autoria. A banda tornou-se regular nas Peel Sessions na rádio BBC, e excursionou pelos salões da união estudantil da Grã-Bretanha.[ 8]

Seu quarto single “King Of The Rumbling Spires”, lançado em julho, foi uma mudança musical em comparação com o material anterior: eles usaram uma configuração completa de banda de rock com uma bateria e um som totalmente elétrico. No entanto, em meados de 1969, havia uma quebra se desenvolvendo entre as duas metades do Tyrannosaurus Rex. Bolan e sua namorada June Child estavam vivendo uma vida tranquila, Bolan trabalhando em seu livro de poesia intitulado The Warlock of Love e concentrando-se em suas músicas e habilidades de performance. Took, no entanto, abraçou totalmente o ethos anti-comercial e de consumo de drogas da cena underground do Reino Unido centrada em Ladbroke Grove. Took também foi atraído por elementos anárquicos como Mick Farren, Deviants, membros do Pink Fairies Rock ‘n’ Roll e Drinking Club. Took também começou a escrever suas próprias canções, e queria que a dupla as executasse, mas Bolan desaprovou fortemente os esforços de seu colega de banda, rejeitando- o para o suposto quarto álbum da dupla, em produção na primavera de 1969. Em resposta à rejeição de Bolan, Took contribuiu com duas músicas, bem como vocais e percussão para o álbum Think Pink do cantor e baterista Twink.

Nos bastidores, o relacionamento de Bolan com Took terminou após essa disputa, embora eles estivessem contratualmente obrigados a fazer uma turnê pelos Estados Unidos que estava condenada antes de começar. Mal promovido e planejado, a dupla acústica foi ofuscada pelos altos atos elétricos com os quais foram cobrados. Para combater isso, Took se inspirou no estilo shock rock de Iggy Pop; Took explicou: “Eu tirei minha camisa na Sunset Strip onde estávamos tocando e me chicoteei até todo mundo calar a boca. Com um cinto, você sabe, um pouco de sangue e toda Los Angeles se cala. ‘O que está acontecendo? cara, tem um maluco se atacando no palco.’ Quero dizer, Iggy Pop tinha a mesma abordagem básica.”

Assim que Bolan retornou ao Reino Unido em setembro, ele substituiu Took pelo percussionista Mickey Finn. e eles completaram o quarto álbum, lançado no início de 1970 como A Beard Of Stars, o último álbum com o nome de Tyrannosaurus Rex. Esta formação encabeçou o primeiro Festival de Glastonbury em 1970. Além de títulos cada vez mais curtos, os álbuns do Tyrannosaurus Rex começaram a mostrar valores de produção mais altos, composições mais acessíveis de Bolan e experimentação com guitarras elétricas e um verdadeiro som de rock.

1970–1972: GLAM ROCK E SUCESSO COMERCIAL

Bolan continuou o processo de simplificação encurtando o nome da banda para T. Rex. O novo som era mais pop, e o primeiro single, “Ride A White Swan”, gravado em julho e lançado em outubro de 1970, chegou ao Top 10 no Reino Unido no final de novembro e logo alcançaria o número 2. As taxas de ingressos foram reduzidas para atrair um público mais jovem. O primeiro álbum homônimo do T. Rex, também gravado naquele verão, foi lançado em dezembro e continuou a mudança para as guitarras.

Continua na próxima edição


 Compilado e editado por Jairo Martins de Oliveira sob o patrocinio de olivashop.com.br, os melhores carrinhos de do Brasil.

Compartilhe este artigo!