T.REX

T. Rex foi uma banda de rock inglesa, formada em 1967 pelo cantor, compositor e guitarrista Marc Bolan.

A banda foi inicialmente chamada de Tyrannosaurus Rex, e lançou quatro álbuns sob este nome – três folk psicodélico e um de rock psicodélico suave. Em 1969, enquanto desenvolvia o estilo para o quarto álbum, Bolan começou a mudar o estilo da banda para o rock elétrico, e encurtou seu nome para T. Rex no ano seguinte. Esse desenvolvimento culminou em 1970 com a música “Ride A White Swan”, e o grupo logo se tornou pioneiro do movimento glam rock.

De 1970 a 1973, T. Rex encontrou uma popularidade no Reino Unido comparável à dos Beatles, com uma série de onze singles no top dez do Reino Unido. Eles marcaram quatro hits número um no Reino Unido, “Hot Love”, “Get It On”, “Telegram Sam” e “Metal Guru”. O álbum de 1971 da banda, Electric Warrior, foi aclamado pela crítica como um dos álbuns pioneiros de glam rock: alcançou o número 1 no Reino Unido. O álbum seguinte de 1972, The Slider, entrou no top 20 nos EUA, A seguir a banda lançou Tanx em 1973 que alcançou o top 5 em vários países. A partir de 1974, o apelo do T. Rex começou a diminuir, embora a banda continuasse lançando um álbum por ano. Eles misturaram rock com influências de R&B e, ocasionalmente, incorporaram elementos de discoteca em suas músicas, em lançamentos subsequentes antes de retornarem a um som despojado.

Em 1977, o fundador, compositor e único membro constante Bolan morreu em um acidente de carro vários meses após o lançamento do último álbum de estúdio do grupo, Dandy In The Underworld, e o grupo se desfez. T. Rex continuou a influenciar uma variedade de artistas subsequentes. A banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2020.

HISTÓRIA
1967–1970: FORMAÇÃO E FOLK PSICODÉLICO

Marc Bolan fundou o Tyrannosaurus Rex em julho de 1967, após alguns singles fracassados e uma breve carreira como guitarrista da banda de psych-rock John’s Childesastrosa como uma banda de rock elétrico de quatro pessoas em 22 de julho no Electric Garden em Covent Garden em Londres ao lado do baterista Steve Porter e mais dois músicos: o guitarrista Ben Cartland e um baixista desconhecido, o grupo imediatamente se separou.[ 2][3] Posteriormente, Bolan manteve o nome da banda e sua parceria com Porter, que mudou para percussão sob o nome de Steve Peregrin Took, e os dois começaram a tocar como uma dupla com um repertório de canções de influência folk de Bolan. Inspirado por uma performance influente de Ravi Shankar que Bolan tinha visto durante uma turnê na Alemanha Ocidental com a John’s Children, a banda adotou uma forma de palco semelhante à performance da música tradicional indiana.[3][4]

A combinação do violão de Bolan e o estilo vocal distinto com os bongôs de Took e algumas percussões variadas – que muitas vezes incluía instrumentos infantis como o xilofone- lhes rendeu seguidores dedicados na próspera cena hippie underground. O disc jockey da BBC Radio One John Peel defendeu a banda no início de sua carreira de gravação.[5] Peel mais tarde apareceria em gravação com eles, lendo histórias escritas por Bolan. Outro colaborador importante foi o produtor Tony Visconti, que passou a produzir os álbuns da banda em sua segunda fase glam rock.[6] Seu álbum de estreia My People Were Fair And Had Sky In Their Hair… permaneceu na parada de álbuns do Reino Unido por nove semanas e chegou ao número 15.[7] Seu segundo álbum Prophets, Seers & Sages foi lançado alguns meses depois.

Compartilhe este artigo!