Stone Temple Pilots

Continuação da edição passada

Em 1993 a banda gravou um acústico para a MTV e lançou o single “Big Empty”.

Já em 1994, a banda ganhou um Grammy na categoria de melhor performance de hard rock, pelo single “Plush”. No mesmo ano, lançou o segundo CD, Purple, que mais uma vez foi sucesso de vendas com mais de 6 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. Já consagrada como uma das principais bandas de hard rock, o terceiro trabalho do STP chegou em 1996 com o título Tiny Music… Songs from the Vatican Gift Shop. No meio da turnê, o vocalista Scott Weiland teve sérios problemas com drogas, e a banda foi obrigada a cancelar várias apresentações. Rumores de que os outros integrantes teriam feito as músicas e creditado a autoria a Scott resultaram na venda de 2 milhões de discos nos Estados Unidos, um número bem inferior aos alcançados com os CDs anteriores.

As músicas desse CD mostravam claramente a situação vivida pelo grupo. Em “Tumble In the Rough”, um dos versos diz: “Eu estou procurando por uma nova meditação, ainda procurando uma nova maneira para voar, e não uma nova maneira de morrer”. Após o cancelamento da turnê, a banda entrou em hiato, e os membros integraram outros projetos. Scott Weiland, o vocalista, dedicou-se a um projeto solo, que viria a resultar no lançamento do seu primeiro álbum, “12 Bar Blues”, em 1998. Os membros restantes da banda juntaram-se ao vocalista do Ten Inch Men, Dave Coutts, e fizeram uma turnê sob o nome “Talk Show”.

Ainda em 1998, a banda reuniu-se e, no ano seguinte, lançou seu quarto álbum, intitulado No. 4, cujo single “Sour Girl” alcançou sucesso imediato. Porém, logo após seu retorno, Scott foi preso por porte de heroína, e o STP teve que parar novamente. O disco foi certificado platina nos Estados Unidos por vendas superiores a 1 milhão.

Em 2001, a banda lançou um novo álbum, Shangri-La Dee Da, cujas vendas foram bastante inferiores aos álbuns anteriores. O álbum foi gravado em Malibu, tendo sido filmado um documentário durante o processo de criação. No entanto, as filmagens nunca foram divulgadas. O single mais conhecido deste álbum intitula-se “Days of the Week”. No final de 2002, a banda entrou novamente em hiato. Já em 2003, foi lançado o álbum Thank You, com os maiores sucessos da banda, principalmente do CD Core, que conta com quatro faixas: “Wicked Garden”, “Creep”, “Plush” e “Sex Type Thing”.

No seguimento do novo corte de relações profissionais, Scott Weiland integrou o super grupo “Velvet Revolver”, composto pelos antigos membros do Guns N’ Roses, Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, e por Dave Kushner, ex-Wasted Youth. Os irmãos Robert e Dean DeLeo viraram produtores musicais, e o primeiro trabalho deles nesta área foi o lançamento do grupo Libertines. Paralelamente, uniram-se ao ex-vocalista do Filter, Richard Patrick, e formaram a banda Army of Anyone, que entraria em hiato em 2007. O baterista Eric Kretz construiu um estúdio em sua casa. Nesse período, o STP não estava em atividade.

Continua na próxima edição


Compilado e editado por Jairo Martins de Oliveira sob o patrocinio de olivashop.com.br, os melhores carrinhos de carga do Brasil. 

Compartilhe este artigo!