-
Anuncie: (41) 99774-0190
São Paulo da Cruz Maria Madalena Frescobaldi Capponi Carisma e Missão
A Congregação dos Padres Passionistas surge na Itália, no ano de 1720. Fundada por São Paulo da Cruz, (Paulo Francisco Danei: 03/01/1694 – 18/10/1775) “para implantar nos povos as virtudes e para abater o vício com a potentíssima arma da mencionada Paixão de Jesus Cristo”.
Os Passionistas têm por missão específica meditar, fazer constante memória da Paixão e Morte de Jesus Cristo e pregá-la ao mundo. Foi o mesmo Paulo da Cruz, que, sob inspiração de Deus, legou à Congregação este aspecto imprescindível na vida apostólica dos Passionistas.
Os Passionistas “deverão promover esta santa devoção nos confessionários, instruindo os penitentes, conforme a sua capacidade e condição, com métodos breves e fáceis, a fim de que se entreguem com facilidade a este santo exercício.
Estimulem a fazê-lo, assegurando- lhes que, “se forem fiéis na meditação da Paixão de Jesus Cristo, chegarão brevemente a uma grande perfeição no seu estado”. Por isso, eles são contemplativos e pregadores. Vestem um hábito preto, sinal visível de luto pela Paixão e Morte do Senhor. Levam ao peito um emblema, onde está gravada a Paixão de Jesus Cristo
XPI – abreviação grega da palavra CRISTO.
PASSIO – palavra latina que quer dizer PAIXÃO, manifesta a finalidade da Vida Passionista, ou seja, FAZER MEMÓRIA, POR PALAVRA E OBRAS, DA PAIXÃO DE CRISTO. São Paulo da Cruz, o chamava de SANTO SINAL e tinha grande veneração por ele.
O coração, com o fundo preto, representa a realidade de dor e morte presente no mundo.
A cor branca da cruz, das letras e do coração sobreposto simboliza a vida que todo Passionista deve promover. Tudo servirá para recordar aos homens de todos os tempos a atualidade da “maior obra do Amor de Deus: A PAIXÃO E MORTE DO REDENTOR! “.
MARIA MADALENA FRESCOBALDI CAPPONI – FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS PASSIONISTAS
CONTEXTO HISTÓRICO CONGREGACIONAL
Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz pelos caminhos da Paixão a serviço da Vida e da esperança. 1815 – Tudo começou em Florença – Itália. Era um período pósguerra, o País estava destruído e as pessoas também. As famílias estavam dispersas, muitas jovens viviam abandonadas, ociosas e sem orientação, eram exploradas em todos os sentidos.
Maria Madalena Frescobaldi, sentia-se profundamente atingida e interpelada pela situação da jovem prostituída e marginalizada. Na escuta aos apelos, buscava viver seu compromisso cristão. Ela acreditava, vivia e propunha a Educação como um encontro. Encontro de fé em Cristo que por nós derramou seu sangue. Encontro de fé na pessoa criada à imagem e semelhança de Deus. Educação: encontro capaz de transformar a Vida, reorientar caminhos, prevenir desvios, construir e reconstruir pessoas.
Maria Madalena Frescobaldi, impulsionada pela forte experiência da misericórdia de Deus, manifestada em Cristo Crucificado e Ressuscitado, foi ao encontro das jovens exploradas, prostituídas, marginalizadas e através da convivência educativa, fez com que também elas descobrissem e experimentassem este mesmo Amor de Deus, como fonte de Vida Nova. Nós, Mulheres Consagradas Passionistas, herdeiras da Missão de Maria Madalena Frescobaldi Capponi, estamos presentes em 29 Países! Seu sonho não se limita no tempo ou no espaço, transcendendo, surgem mulheres. 1919 – Deu-se a chegada das (3) três Irmãs Italianas ao Brasil. Estamos em festa, 210 anos de história, e 106 anos, caminhando com a Igreja do Brasil, junto ao povo de Deus.
Irmã Ailda B. Klüppell, CP