Projeto Memórias e Histórias da Escola resgata trajetória da comunidade escolar
                                                            No dia 22 de outubro, a Escola Municipal João Martins promoveu um momento especial dentro do Projeto Memórias e Histórias da Escola, coordenado pela professora Leandra Zeni, da Secretaria Municipal de Educação, e pela professora Nádia Gaiofatto Gonçalves, da Universidade Federal do Paraná. A iniciativa tem despertado um importante movimento de resgate histórico nas escolas de Piraquara, valorizando as trajetórias, experiências e sentimentos que construíram a identidade da educação no município.
Como parte do projeto, a escola realizou o “Chá das Diretoras”, um encontro marcado por lembranças, emoção e reconhecimento. Estiveram presentes as diretoras que fizeram parte da história da instituição desde sua fundação: Vilma Wandembruck, Ana Lucia Zambão, Euza Aparecida Pereira, Rosa Maria de Lara, Mariza Wandembruck de Souza, Janaína Favoreto e a atual diretora, Karla Fernanda Vasconcellos.
Durante a conversa, as gestoras compartilharam histórias marcantes de suas passagens pela escola, refletindo sobre o impacto de cada período na formação dos estudantes e da comunidade. Uma das perguntas norteadoras do diálogo “Qual memória especial guarda até hoje?” revelou um sentimento comum entre todas: o amor pela profissão, pelas crianças e por toda a comunidade escolar.
A diretora Karla Fernanda Vasconcellos destacou a importância de momentos como este para fortalecer a identidade institucional e inspirar novas gerações de educadores. “Relembrar as histórias da nossa escola é reafirmar o compromisso de todos que passaram por aqui com a educação pública e com o cuidado pelas pessoas que fazem parte dessa história”, afirmou.
O Projeto Memórias e Histórias da Escola tem proporcionado às unidades educacionais de Piraquara um espaço de reflexão sobre suas trajetórias e sobre o papel de cada profissional, aluno e família na construção da identidade escolar.

                                
                                
                                
                                
                                
                                
                                
                                
                                
                                
                                
                                
