Prefeitura de Pinhais promoverá ações de cuidado sobre a saúde do homem por meio da campanha Novembro Azul

Por Redação 3 min de leitura

Neste mês, a Prefeitura de Pinhais, por meio das equipes da Secretaria de Saúde (Semsa), reforçará as ações de cuidado sobre a saúde do homem por meio da campanha Novembro Azul. A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre a saúde masculina de forma integral.

“A campanha Novembro Azul 2025 vem para reforçar a importância da saúde masculina integral, incentivando o cuidado em todas as fases da vida. Durante muito tempo, falar de saúde masculina foi visto como tabu, mas esse cenário precisa mudar. Homem que se cuida demonstra coragem, responsabilidade e amor à vida” , ressalta Janaína Casero, do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Semsa.

“Portanto, pedimos que os homens procurem a Unidade de Saúde para fazer exames, manter a vacinação em dia e para buscar orientação médica. Essas são atitudes simples que fazem toda a diferença. Muitos problemas de saúde podem ser tratados com sucesso quando descobertos cedo. Por isso, a prevenção é o melhor caminho. O homem que se cuida é exemplo de força”, reforça Janaína. 

Para facilitar o acesso ao cuidado, as equipes das Unidades de Saúde da Família de Pinhais estarão com horário estendido no dia 28 de novembro, das 18h às 21h, priorizando o atendimento aos homens moradores do município. Estarão disponíveis:

  • Consultas médicas (com agendamento prévio);
  • Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
  • Atendimento odontológico (previamente agendado);
  • Vacinação.

Destaca-se que os profissionais das Unidades de Saúde da Família estão preparados para atender as principais condições que afetam a saúde do homem como: doenças cardiovasculares e diabetes; tabagismo, uso de álcool e outras drogas; sobrepeso e obesidade; condições que afetam a saúde mental; doenças respiratórias; risco aumentado para doenças oncológicas; doenças infectocontagiosas; saúde reprodutiva e paternidade responsável; exposição a situações de violência e acidentes.

“As causas externas, como acidentes e violências, são a principal causa de mortalidade entre homens brasileiros de 20 a 59 anos. Entretanto, muitas condições que impactam a qualidade de vida masculina podem ser prevenidas ou controladas com acompanhamento regular”, acrescenta Janaína.

Novembro Azul

A campanha teve origem em 2003, na Austrália, por iniciativa de amigos que tiveram a ideia de deixar o bigode crescer em novembro para chamar a atenção para a saúde masculina e em especial para o câncer de próstata. O nome original era “Movember” (junção de Moustache – bigode – e November – novembro).

A campanha se espalhou pelo mundo e, no Brasil, ganhou força a partir de 2008, impulsionada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, inicialmente com a campanha “Um Toque, um Drible”. Inspirada na campanha do Outubro Rosa (dedicada à saúde da mulher e ao câncer de mama), a cor azul e o mês de novembro foram incorporados, dando origem ao Novembro Azul, visando quebrar o preconceito e incentivar os homens a cuidarem de si.

Serviço

Confira os endereços das Unidades de Saúde da Família de Pinhais no site: https://pinhais.atende.net/cidadao/pagina/unidades-de-saude

Gostou? Compartilhe!