População em situação de rua: atividades especiais reforçam acolhimento em Pinhais

Por Redação 4 min de leitura

Para marcar data nacional alusiva ao tema, Prefeitura de Pinhais promoveu eventos de bem-estar, escuta e lazer ao longo de uma semana.

A Semana em Alusão à População em Situação de Rua, realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, reforçou as ações de acolhimento e promoção do bem-estar realizadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Em atividades de lazer, acolhimento e roda de conversa, o público envolvido ressaltou as oportunidades de transformação de vida, com a oferta de treinamento e apoio da Prefeitura de Pinhais.  

A primeira atividade realizada durante a Semana foi uma palestra com os servidores que atuam na área, conduzida pelo coordenador do Núcleo Especializado da Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Paraná, Antonio Vitor Barbosa de Almeida. 

Na abertura do evento, a secretária municipal de Assistência Social, Andrea Franceschini, ressaltou a importância do trabalho dos servidores para acolher e ajudar a população em situação de rua. “Há tantos trabalhos importantes que vocês fazem, e talvez, dentre eles, o mais importante me parece ser a educação que vocês levam para o pessoal em situação de rua. O Programa Supera Rua é fantástico, é uma coisa que não consigo quantificar o quanto isso é transformador. Meus parabéns, que vocês continuem atuando, com todo o apoio necessário”, afirmou às equipes envolvidas. 

A secretária fez menção ao programa Supera Rua, que tem o objetivo de oferecer oportunidades de recolocação no mercado de trabalho e acompanhamento diferenciado para o público em situação de rua. Algumas pessoas conseguiram a aprovação em concurso público com a participação na iniciativa. O presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Pioco, também esteve presente na abertura do evento e parabenizou os servidores pelo papel desempenhado nessas conquistas. 

Os próprios participantes destacaram as oportunidades de mudança de vida, durante roda de conversa realizada na Semana. Por meio de uma dinâmica inspirada nos conceitos de Justiça Restaurativa, cerca de 30 adultos puderam partilhar suas emoções e expectativas de vida a partir de fotos, objetos e frases impressas. “Peguei uma foto que mostra o verão, flores. Saí do escuro, ando pelo sol, na claridade. E esse jardim belo e bonito é como tem sido minha vida”, relatou W.S. 

Outro momento de bem-estar foi a realização do “Dia da Beleza”, em parceria com o Núcleo de Inclusão Produtiva e Social (Nuips). O público interessado contou com serviços de barbeiro, cabeleireiro e manicure, entre outros. A programação da Semana contou ainda com roda de conversa com integrantes do Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania (DEAJC) para tratar do tema de acesso à Justiça, além de lazer com karaokê, contação de história e apresentação da Banda Municipal de Pinhais. 

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semas, Micheli Strapasson Ribeiro, a Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua, instituída em 2004 a partir do Massacre da Sé em São Paulo, tem um significado profundo de resistência, memória e luta por direitos. “Sabemos que a equipe enfrenta diariamente os desafios do atendimento à população em situação de rua, dada a complexidade deste fenômeno social. Por outro lado, o Programa Supera Rua nos enche de esperança e otimismo, mostrando que é possível a superação da situação de rua”, afirmou. 

Gostou? Compartilhe!