Pontes paralelas ao novo viaduto Curitiba-Pinhais começam a ganhar forma

Por Redação 3 min de leitura

Já estão posicionadas sobre o Rio Atuba, no Tarumã, seis vigas de concreto e aço que formarão a base da primeira das duas pontes a serem erguidas no local. As pontes serão paralelas ao futuro Viaduto Curitiba-Pinhais, que ligará a Avenida Victor Ferreira do Amaral à Rodovia João Leopoldo Jacomel.

“As pontes paralelas ao futuro viaduto vão melhorar o fluxo de veículos na região”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.  

Por serem gigantes – cerca de 33 metros de comprimento e pouco mais de 50 toneladas de peso – o transporte e lançamento das peças exigiram uma operação especial que aconteceu no último domingo (31/8).

Próximo domingo

A segunda etapa da operação será realizada no próximo domingo (7/9), a partir das 7h, em procedimento semelhante, quando serão movimentadas mais seis vigas da segunda ponte a ser construída.

As vigas serão transportadas individualmente do canteiro de obras – a cerca de 1 km de distância – até o ponto de instalação. Para isso, haverá bloqueios no trânsito da Rua Paulo Kissula, via por onde passará a carreta de transporte das peças. Haverá também bloqueios totais e temporários nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

O maior impacto será no sentido Pinhais-Curitiba, porque a carreta precisará realizar uma manobra especial. O veículo vai acessar a Rua Brasílio de Lara e, em seguida, entrar de ré na Victor Ferreira do Amaral, até alcançar a ponte existente.

Lajes e pistas

Depois do posicionamento das 12 vigas distribuídas nas duas pontes, os trabalhos vão avançar para a execução da laje, encaixe com as pistas marginais – que já estão em implantação – e a preparação da pavimentação.

Quando prontas, cada ponte terá 35 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e contará com duas faixas de rolamento, passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção. 

A intervenção integra o Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2, considerado um dos maiores investimentos em mobilidade urbana de Curitiba.

Frentes de trabalho

Marina Solek, engenheira da Secretaria Municipal de Obras Públicas e fiscal da obra, destaca que há outras frentes de trabalho em andamento nas áreas de obra. “Além da construção das pontes, temos equipes trabalhando no preparo da execução das estacas para a fundação da terra armada, pavimentação das vias marginais, revitalização das redes de drenagem, revitalização do calçamento, nova geometria das vias e implantação dos meios-fios”, diz a engenheira.

As obras são coordenadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, com acompanhamento técnico da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), organismo da Prefeitura responsável pela gestão de projetos estruturantes com financiamento de bancos internacionais.

O investimento é de R$ 68.797.559,49 e a previsão é de que os trabalhos, cuja ordem de serviço foi assinada em 28 de março, sejam finalizados em 18 meses

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