Pinhais é o município mais seguro do Paraná em ranking de competitividade

Por Redação 6 min de leitura

Município ainda subiu 86 posições no comparativo nacional, figurando como o 14º mais seguro do Brasil. Além disso, foi destaque nos indicadores de Inovação e Dinamismo Econômico, ESG (Ambiental, Social e Governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O município de Pinhais alcançou o 1º lugar no quesito Segurança no estado do Paraná, segundo mostra a edição deste ano do Ranking de Competitividade dos Municípios. No comparativo nacional, em relação a 2024, o município subiu 86 posições entre as cidades com mais de 80 mil habitantes, figurando como o 14º mais seguro do país. Na Região Sul, superou 19 cidades e é atualmente o 7º com maior segurança. Além disso, foi destaque nos indicadores de Inovação e Dinamismo Econômico, ESG (Ambiental, Social e Governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o levantamento tem o objetivo de mensurar a capacidade dos entes federativos brasileiros em gerar bem-estar para a população. Com base em dados oficiais, os rankings oferecem um raio-X da gestão pública local a partir de indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.

No ranking geral, que reúne dados de 13 indicadores em diversos aspectos, sob os pilares Instituições, Sociedade e Economia, Pinhais ascendeu duas posições e foi o 6º melhor colocado no estado. Na Região Sul, progrediu mais duas posições, atingindo o 17º lugar entre as cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Diante do país, foram quatro posições elevadas em relação a 2024, sendo o 45º mais competitivo do Brasil.

Segurança Pública

Para a edição de 2025, foram analisados dentro do indicador de Segurança os seguintes fatores: Mortes violentas intencionais em 2023; Mortes por causas indeterminadas em 2023; Mortalidade de jovens por razões de segurança em 2023; Mortalidade nos transportes em 2023; e Morbidade hospitalar por acidentes nos transportes em 2024.

Criada em 2021, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) tem evoluído em recursos humanos e materiais para organizar e integrar todas as ações de segurança e trânsito em Pinhais. Segundo o secretário interino da pasta, Alfredo Borges Moreno, a centralização permitiu mais eficiência, agilidade e resultados concretos, como registrado no recente ranking de competitividade. “É a prova de que estamos no caminho certo. Essa conquista não seria possível sem a dedicação e o profissionalismo dos nossos servidores, em especial da Guarda Municipal”, afirma.

“Desde a criação da Secretaria, trabalhamos incansavelmente para integrar e modernizar nossas ações. A influência da gestão foi decisiva, não apenas no reconhecimento da categoria da GM, mas também no apoio fundamental para que pudéssemos investir em tecnologia, infraestrutura e capacitação. A convocação de 30 novos guardas, elevando nosso efetivo para 100 agentes e a incorporação de novas viaturas e modernos armamentos no último ano são exemplos concretos do nosso compromisso”, ressalta Moreno.

Implementada em 2009, a Guarda Municipal de Pinhais conta atualmente com estrutura mais forte e equipada. Exemplo disso é a Muralha Digital, um sistema com cerca de 650 câmeras que utilizam Inteligência Artificial para monitoramento, incluindo todas as entradas e saídas da cidade. Além disso, a corporação recebeu a criação e o fortalecimento de patrulhas especializadas, como o Grupamento Tático ROMU, o Patrulhamento Preventivo Comunitário (PPC) e as patrulhas Escolar e Maria da Penha.

“Tudo isso se soma à nossa capacidade de atuar em conjunto. Mantemos uma integração constante com a Polícia Militar, Polícia Civil e demais forças de segurança, tanto em operações conjuntas quanto no compartilhamento de informações. Nossa participação no Consórcio Intermunicipal Coin-GM também fortalece essa cooperação regional. Este é um trabalho de equipe, uma missão diária que nos move. A segurança é um direito de todos, e continuaremos empenhados em construir um futuro ainda mais seguro para Pinhais”, completa o secretário.

Inovação e Dinamismo Econômico

Além da Segurança, o indicador de Inovação e Dinamismo Econômico, que leva o maior peso no ranking de competitividade dos municípios (16,1%), foi a área onde Pinhais obteve grande destaque. O município agora é o 4º melhor colocado do Paraná neste quesito, após subir três posições em relação ao ano anterior. Na Região Sul, foram nove degraus de subida, chegando à 15ª posição. Já na comparação que envolve as cidades de todo o país, a elevação foi de 17 “andares”, aparecendo na 52ª posição.

Foram objetos de análise nesta edição do documento, no quesito Inovação e Dinamismo Econômico, os fatores: Recursos para pesquisa e desenvolvimento científico em 2024; Empregos no setor criativo em 2023; Crédito per capita em 2024; PIB per capita em 2021; Crescimento do PIB per capita em 2021; Complexidade econômica em 2023; Renda média do trabalho formal em 2023; e Crescimento da renda média do trabalho formal em 2023.

Camadas ESG e ODS

O ranking também aponta a posição de cada município nos aspectos de ESG – sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – e ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Pinhais subiu sete posições no comparativo estadual, sendo atualmente o 3º município paranaense com melhor ESG. Neste aspecto, Pinhais ainda subiu seis níveis na Região Sul, ficando em 8º lugar. No Brasil, após superar 15 outros municípios, tem agora a 30ª colocação. De modo geral, segundo o Sebrae, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.

Já no quesito ODS, foram cinco degraus subidos em relação ao ranking anterior, dentre os municípios do Paraná, galgando a 5ª posição. Somando as cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, figura no 12º lugar, após avançar três posições. Em âmbito nacional, a progressão foi oito vezes maior, chegando à 38ª colocação. Segundo a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Sobre o ranking

A sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 418 municípios brasileiros, representando 60,28% da população do país, com base nos municípios com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2024.

Gostou? Compartilhe!