Pinhais atinge o 2º lugar do Brasil em índice de gestão municipal

Por Redação 3 min de leitura

O município de Pinhais mais uma vez fez história e atingiu o 2.º lugar do Brasil no principal título do Prêmio Band Cidades Excelentes de 2025, na categoria acima de 100 mil habitantes: o IGMA Geral. O reconhecimento foi concedido em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (15), em Brasília, ocasião onde se reuniram representantes de aproximadamente 500 municípios, classificados após vencerem as etapas estaduais. Além da capital, Pinhais se destacou como a única cidade da Região Metropolitana de Curitiba a concorrer na etapa nacional.

Pinhais obteve nota 77,66 no maior prêmio da noite, o IGMA Geral, que reúne dados de todos os pilares analisados: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Com o resultado, o município alcança seu melhor desempenho, no comparativo das cidades acima de 100 mil habitantes, desde o lançamento da plataforma em 2021. Pinhais também se manteve no pódio do pilar Sustentabilidade, com a 2.ª colocação nacional, ao somar 82,99 pontos.

Referência em Sustentabilidade

Pinhais foi por duas vezes consecutivas a cidade mais sustentável do Brasil, em 2023 e 2024, além de tetracampeã estadual com o título conquistado em outubro deste ano. Para aferir a nota, são analisados os quesitos: arborização urbana; atendimento à coleta seletiva urbana; recuperação de materiais recicláveis; perdas na distribuição de água; veículos com baixa emissão de poluentes; concentração de focos de calor; emissão de gases de efeito estufa por habitante; consumo médio de água; segurança hídrica; gestão de riscos e desastres; índice ESG – impactos ambiental, material e humano.

A classificação de Pinhais para a etapa nacional do prêmio se deu após a conquista do 1.º lugar do Paraná no IGMA Geral – Cidades Excelentes, o tetracampeonato paranaense em Sustentabilidade, além do inédito 1.º lugar do estado em Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública.

A prefeita Rosa Maria participou da cerimônia desta segunda-feira, acompanhada das secretárias municipais de Governo, e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes, e de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu. Também estiveram presentes no evento diversas autoridades nacionais, incluindo o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Sobre o IGMA

O Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) é o índice de gestão municipal que analisa 72 indicadores em uma única nota. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Áquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.568 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

Gostou? Compartilhe!