Pesquisa busca voluntários para avaliar os efeitos da caminhada regular na população idosa masculina

Por Redação 2 min de leitura

O Centro de Estudos de Performance de Educação Física (Cepefis) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está chamando voluntários para uma pesquisa intitulada “Efeitos da caminhada regular voluntária sobre a performance muscular, composição corporal e aspectos funcionais em pessoas idosas”. O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), por meio do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), da Plataforma Brasil, visa oferecer avaliações completas, seguras e gratuitas, com equipamentos modernos e protocolos científicos.

Todos os participantes receberão um relatório completo, com dados sobre o monitoramento de força, a composição corporal e a capacidade funcional. O documento também trará a identificação de riscos precoces de fragilidade e sarcopenia.

A pesquisa, realizada pelo discente de pós-graduação em Educação Física e pesquisador do Cepefis, José Patrick Rogeris Araújo de Oliveira, sob orientação do professor Raul Osiecki, busca contribuir com evidências científicas sobre os benefícios da caminhada para a população idosa masculina.

“O objetivo do estudo é investigar os impactos da prática regular da caminhada sobre a força muscular, composição corporal e capacidades funcionais de pessoas idosas do sexo masculino, com idade entre 60 e 79 anos. A pesquisa busca contribuir com evidências científicas que reforcem a caminhada como uma estratégia acessível e eficaz para a promoção da saúde e da autonomia funcional na terceira idade”, afirma Oliveira.

Para a realização do estudo, os pesquisadores buscam voluntários entre 60 e 79 anos que pratiquem apenas caminhada como atividade física, ou que não realizem nenhuma atividade física. A pesquisa ocorrerá em uma única sessão presencial, com duração de 1h30, no Cepefis, localizado no edifício do Departamento de Educação Física, no Setor de Ciências Biológicas.

O processo será dividido em duas etapas. A primeira está destinada à realização da entrevista e dos questionários. Já a segunda será para a realização das avaliações físicas e funcionais, com profissionais qualificados. Segundo Oliveira, todas as etapas da pesquisa serão conduzidas com cuidado, respeito e rigor ético, seguindo as orientações do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Para participar, os interessados devem enviar uma mensagem para o WhatsApp (88) 9925-3955. Por Brenda Liliane / UFPR.

Gostou? Compartilhe!