Para refletir abril de 2022

Abril, indo embora, recolhendo-se para retornar o ano que vem com suas flores e perfumes de outono, com céus maravilhosamente iluminados e coloridos, nos mostrando as mais lindas pinturas que a natureza nos oferece, e que nossa visão alcança.

Quantas memórias de abril e outonos guardamos?

Na vida, nossas memórias selecionam fatos e lembranças que nos deixaram felizes ou foram importantes. Nossas memórias são iguais a caixinhas de segredo, quando menos esperamos ,abrem e as lembranças surgem: nossa casa, nossos amigos, vizinhos ,familiares , a escola , a igreja, as brincadeiras, nossos mestres, enfim selecionam os melhores momentos e fazem nossas emoções se tornarem uma explosão de boas e alegres recordações.

Para refletirmos um pouquinho sobre o mês de abril, pesquisamos sobre sua origem:

O nome é derivado do Latim “Aprilis”, tem significado de abrir, referindo- se a germinação das culturas, acredita –se, também que abril seja derivado de Aprus o nome etrusco de Vênus, versão relacionada com Afrodite, nome grego atribuído a deusa Vênus.

No calendário utilizado no Brasil, as datas históricas e religiosas comemoradas, em abril entre outras são: dia da abolição da escravidão dos índios, dia da mentira, dia mundial da saúde, sexta feira da Paixão de Cristo,

Páscoa, dia nacional do livro infantil, dia das telecomunicações, dia nacional de combate ao bullyng e a violência nas escolas, dia do jornalista, dia do Hino Nacional brasileiro, dia mundial do café, dia nacional da voz, dia de Tiradentes, dia do Descobrimento do Brasil, dia internacional da Terra, dia da contabilidade, dia da educação, dia mundial da segurança e da saúde no trabalho. Todas as datas, aqui citadas são importantes e tem significados específicos.

Percebemos que na atualidade a sociedade está em constante mudanças, já não se preocupa mais em comemorar as datas que se referem a nossa História.Muitas datas históricas e religiosas são pouco lembradas ou comemoradas.

Entendemos que abril já está terminando seu dias, mas ainda há tempo para refletirmos sobre a sexta- feira Santa e a Páscoa, que nos remetem a morte e ressureição de Cristo, e, é uma comemoração judaico cristã. Então, temos, a Páscoa Judaica, conhecida pelos judeus como Pessach, e significa passagem, lembrando a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, é considerada uma tradição milenar.

Já a Páscoa Católica, (difere do significado judeu), sendo uma das festas mais importantes do Cristianismo, pois comemoramos a ressureição de Cristo, trazendo, esperança, renovação e restauração, para a vida dos que confiam e acreditam.

Não podemos deixar de mencionar que em abril, temos também a data do descobrimento do Brasil. E, a data da morte de Tiradentes, o primeiro mártir a morrer pelo ideal de liberdade e independência, no país.

Que abril nos deixe boas lembranças e que possamos entrar no mês de maio, com forças, coragem e confiança em dias melhores com paz, liberdade e justiça.

Teresinha L. B. da Silva

Compartilhe este artigo!