O que pensar? Porque pensar? Como Pensar?

As mudanças que vêm ocorrendo no Mundo contemporâneo nos levam a pensar, analisar, procurar e entender, porque a intensidade dos fatos tem impactado tanto as sociedades ,e principalmente as mais vulneráveis?

A bem da verdade, no Mundo sempre aconteceram grandes mudanças e também transformações. Se analisarmos a linha do tempo histórico, da pré-história, o homem das cavernas à Antiguidade, entenderemos que houve um salto importante em termos de conhecimentos, práticas e técnicas na organização dessas sociedades. Em todos esses percursos de uma forma ou de outra houve um aperfeiçoamento, uma resistência e a preservação da espécie humana.

Apesar da selvageria, das guerras, lutas e conquistas, intempéries o homem sobreviveu.

E, essa evolução humana permitiu que chegassem a Idade Antiga, com o aparecimento da escrita, onde vários fatores contribuíram para o desenvolvimento do pensamento, das artes e do modo de vida, até chegarem as sociedades da Idade Média. Ai, vamos então encontrar o Movimento Renascentista quando foram usados o padrão greco-romano como modelo e inspiração para a produção de novos conhecimentos, técnicas e artes, foi uma nova cultura. Na verdade estavam interpretando a arte e produzindo novas formas de pensamentos, esculturas, pinturas, escritos, peças teatrais. A sociedade feudal começava a despontar e organizar-se sob o domínio dos senhores feudais, do clero e da vida sofrida dos servos e escravos em suas propriedades. Mas, é importante que ressaltemos, que foi no final dessa idade, que iniciaram-se as Grandes Navegações e os descobrimentos, posteriormente as conquistas e as colonizações e a submissão dos povos em suas próprias terras, e que hoje formam as Américas. Com o avanço das técnicas e do desenvolvimento marítimo e comercial, vamos ter também o inicio do capitalismo e da economia, da escravidão e das reformas religiosas.

Mas, foi na Idade Moderna, com os teóricos do Iluminismo, que o pensamento humano, cientifico e econômico, ganhou força. Foi nesse período que aconteceram as Revoluções industrial e Francesa, que deram novo rumo á humanidade.

Como em todos os tempos históricos as contribuições humanas para o desenvolvimento, para a Ciência não podemos ser ignoradas. Porém especificamente, compêndios históricos, novas pesquisas e manuscritos encontrados relatam muito mais sobre esses contextos, relatam muito mais sobre a evolução da humanidade.

Agora, século XXI, Idade Contemporânea, percebemos que as transformações e mudanças nas sociedades estão ocorrendo muito mais rapidamente, em função da tecnologia, das comunicações, dos conhecimentos científicos e do próprio desenvolvimento do pensamento humano.

Mas, observa-se também, que todo o trabalho, as conquistas e as experiências do passado, tendem a ser ignoradas ou substituídas por uma cultura obsoleta, sem nenhuma fundamentação e sem nenhuma proposta para a valorização da vida.

O que será da humanidade, se continuarem a dividir as sociedades por partidos políticos, por religiões, por etnias. Então tudo que existe e comprovadamente deu suporte para as sociedades atuais, vai deixar de existir, e de ser importante e praticado, pois politicamente vêm – se desmoronando as instituições de direito, o crescimento da violência, das discriminações, da pobreza extrema, do armamento, da concorrência entre as religiões e outras situações, que só agravam o contexto social e o processo democrático.

Por esses motivos e fatos comprovados, acreditamos que as sociedades como um todo, têm que se organizar politica e judicialmente para reivindicar, vida digna, saúde, respeito, trabalho, salário, justiça, liberdade e oportunidades pois são direitos ,a convivência passiva, inerentes a condição humana, da qual não podemos abrir mão. Terminamos esse texto, perguntando: O que pensar? Como pensar e porque pensar? Acrescentando que sempre haverá uma luz e solução pacífica, porque o Mundo não pertence só, a nossa geração, a vida continua.


Teresinha L.B. da Silva 

Compartilhe este artigo!