O “Coração do Natal” em Pinhais: reviva as emoções do espetáculo que encantou a cidade
Esperança, alegria e gratidão. Esses foram alguns dos sentimentos que inspiraram o roteiro do espetáculo “A Trilha dos Sonhos de Natal”, tema das atrações promovidas neste ano pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov). Em uma jornada dividida em quatro capítulos, os integrantes do Projeto Broadway incluíram elementos e locais da cidade no musical itinerante, que emocionou o público com uma história sobre a busca do “Coração do Natal”.
O espetáculo foi apresentado na abertura da programação de Natal, mas os cenários, com um colorido de luzes e enfeites, continuam abertos até 6 de janeiro para visitação. São eles: Parque das Águas, Bosque Municipal, Bosque Bordignon e Bosque Jerivá. Além desses espaços, as principais ruas e avenidas de Pinhais contam com iluminação especial, projetada por uma equipe de arquitetas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur).
Passeando por esses locais, moradores e turistas podem vivenciar momentos de esperança e fé, que estiveram presentes no roteiro do espetáculo. Segundo Ricardo Bührer, diretor da Projeto Broadway Produções, responsável pelo musical, inserir elementos de Pinhais no roteiro foi uma experiência inspiradora. “A cada parque, bosque e símbolo da cidade, encontramos novas possibilidades de contar uma história que fosse, ao mesmo tempo, mágica e enraizada no sentimento de pertencimento da comunidade. Transformar espaços tão conhecidos pelos moradores em cenários encantados do Natal nos permitiu criar uma jornada que dialoga diretamente com a identidade da cidade, seus afetos, suas memórias e sua energia tão acolhedora”, afirma.
Capítulos
“A Trilha dos Sonhos de Natal” teve o primeiro capítulo encenado no Parque das Águas, onde Mamãe Noel descobriu a primeira pista refletida no lago do parque. A personagem Rena do Parque ajudou a revelar o mapa da Trilha dos Sonhos.
A segunda parte teve como pano de fundo o Bosque Municipal, local do Reino dos Brinquedos, onde um Duende apresentou uma peça dourada – parte do Coração do Natal – e lembrou que cada brinquedo carrega memórias e afetos que mantêm viva a magia natalina.
O terceiro capítulo tratou da Floresta dos Sonhos, onde uma Fada ensinou a ouvir os sussurros da natureza e colheu os desejos das crianças, armazenando-os em um cristal luminoso que daria força ao Coração do Natal. O cenário dessa parte está montado no Bosque Bordignon.
A parte final transcorreu no Refúgio das Estrelas, cenário montado no Bosque Jerivá. “Com a orientação de um anjo, o público descobriu que o Coração do Natal não é um objeto, mas sim a união dos sonhos, desejos e esperanças de toda a comunidade. Ao final, luzes formaram um grande coração luminoso, simbolizando a força coletiva de Pinhais para iluminar o novo ano”, resumiu o diretor Ricardo Bührer.
Por conta de tempestades e intempéries climáticas no início do mês, o terceiro e quarto capítulos foram apresentados no Bosque Jerivá. Mesmo assim, o público vivenciou momentos mágicos, em que a história do Natal e de Pinhais se entrelaçaram.

“Foi um privilégio imenso poder unir inovação e tradição, fazendo com que Mamãe Noel e seus amigos descobrissem o Coração do Natal justamente nos lugares onde a vida de Pinhais pulsa todos os dias. Criar esse espetáculo foi um gesto de amor ao Natal e à cidade, e somos profundamente gratos pela confiança depositada em nosso trabalho para celebrar uma data tão importante”, acrescentou Bührer.
Programação diferenciada
A Prefeitura de Pinhais promoveu uma série de atrações natalinas durante o mês, de forma descentralizada e aberta ao público em geral. As comemorações contaram com o apoio da Cervejaria Yellow Bird, Fecomércio/PR, Sesc, Adega Brasil, Puma Brasil e Colégio João Paulo II.


