“Nosso CRAS, Nossa Feira” leva alimentos saudáveis e acolhimento às famílias de Piraquara

Por Redação 3 min de leitura

Iniciativa da Secretaria de Assistência Social fortalece a segurança alimentar, valoriza a agricultura familiar e aproxima o serviço público da população

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está levando às comunidades do município o programa “Nosso CRAS, Nossa Feira: Mais que alimento: é cuidado, é acolhimento!”

A ação tem como objetivo principal combater a insegurança alimentar por meio da entrega de alimentos integral da agricultura familiar, adquiridos por meio do Programa Compra Direta, em parceria com o Governo do Estado do Paraná. Os alimentos são distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelas cinco Unidades de Proteção Básica do município.

Mais que comida na mesa, é respeito e liberdade de escolha

O diferencial da feira está na forma como ela é organizada: ao chegar à unidade do CRAS, a família atendida pode escolher quais alimentos deseja levar para casa e em quais quantidades, respeitando suas necessidades e preferências. Uma abordagem que, além de garantir nutrição, valoriza a autonomia das pessoas.

A nutricionista responsável acompanha cada edição da feira, orientando sobre alimentação saudável, dando dicas práticas para o preparo de refeições nutritivas com os itens distribuídos.

“A proposta da Feira é muito mais do que entregar alimentos. É promover o cuidado, o olhar atento para cada família, com acolhimento, orientação nutricional e, acima de tudo, respeito à dignidade de quem precisa desse suporte”, reforça Secretaria de Assistência Social, Maria Cicarelli de Lima.

Feira itinerante: CRAS que acolhe, Prefeitura que cuida

A cada edição, a feira é realizada em uma das unidades de atendimento da Proteção Social Básica, garantindo a abrangência do programa em todas as regiões da cidade. A iniciativa fortalece a presença do poder público nos territórios e contribui para aproximar os serviços socioassistenciais da realidade das famílias piraquarenses.

Além de atender quem precisa com alimento saudável, a feira também cumpre um importante papel social: valoriza a agricultura familiar, movimenta a economia local e estimula o desenvolvimento comunitário.

Com ações como o programa “Nosso CRAS, Nossa Feira”, a gestão municipal segue trabalhando para que nenhum prato fique vazio e que todas as pessoas tenham acesso ao que é básico, essencial e humano: o alimento e o cuidado.

Gostou? Compartilhe!