Município de Pinhais recebe Prêmio Gestor Público Paraná 2025

Por Redação 4 min de leitura

Pinhais mais uma vez ganhou destaque no Prêmio Gestor Público Paraná. Nesta edição, o município recebeu o Certificado de Reconhecimento com o projeto Horizontes PcD e o 2º lugar na categoria Tecnologia e Inovação com o projeto Consultório Virtual de Especialidades. A entrega das premiações foi realizada durante solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná, na noite da última terça-feira, 21 de outubro.

O tema da 13ª edição do prêmio foi “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. Para a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o reconhecimento celebra o trabalho desempenhado pela equipe em Pinhais. “Tive a honra de receber esses dois prêmios por projetos que fazem a diferença na vida das pessoas. Então, dedico essa vitória a todas as servidoras e servidores que, com dedicação e empenho, tornam possível transformar essas ideias em realidade”, afirmou.

O Consultório Virtual, projeto que alcançou o 2º lugar na premiação, surgiu para ampliar o acesso à saúde e reduzir filas de espera. A proposta é simples e eficaz, usar a tecnologia para aproximar o paciente do médico especialista, sem os obstáculos da distância física ou da demora no agendamento tradicional. Com uma estrutura composta por técnicos de enfermagem, médico especialista remoto e médico da regulação em apoio, o atendimento é completo e acolhedor. 

“Os pacientes passam por triagem, coleta de sinais vitais e, quando necessário, recebem suporte para usar a plataforma virtual. O programa responde a um cenário onde a oferta estadual de vagas especializadas é limitada e alguns prestadores estão a até duas horas de distância. Desde março de 2024, quando foi lançado, até agora, aproximadamente 6 mil  atendimentos especializados já foram realizados, otimizando recursos e garantindo agilidade, acolhimento e cuidado, resultando em mais dignidade no atendimento à saúde no município”, explica a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Já o projeto “Horizontes PcD: Emprego Apoiado” foi criado para enfrentar um desafio urgente: a inserção de jovens e adultos com deficiência intelectual no mundo do trabalho. Apesar dos avanços legais, as oportunidades de emprego ainda são limitadas. O projeto, estruturado pela Secretaria de Educação, surge como uma resposta inovadora a essa realidade.

Voltado a cinco estudantes da educação especial, o projeto adota uma abordagem intersetorial e personalizada, com apoio contínuo, formação profissional e inserção em ambientes de trabalho inclusivos. As ações incluem o mapeamento de vagas em órgãos públicos, planos de apoio individualizado e formações sobre autonomia, comportamento no trabalho, transporte e uso do dinheiro, com envolvimento da família, da escola e das equipes municipais.

“Como resultados, destacam-se a permanência de todos os participantes nos postos de trabalho por mais de um ano, a adesão de três secretarias municipais e o preenchimento de cinco vagas com estratégias de apoio eficazes. Mais do que empregos, o projeto promove autoestima, autonomia e cidadania. E mostra que a inclusão é possível, viável e transformadora”, relata a secretária de Educação, Rosangela Batista.

Prêmio Gestor Público Paraná

Pinhais também havia sido premiada no ano passado. Cabe destacar que o Prêmio Gestor Público Paraná, criado em 2013, é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com colaboração da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas (TCE-PR), com cooperação da Associação dos Municípios do Paraná e apoio técnico da Universidade Livre do Meio Ambiente. 

Também estiveram presentes na cerimônia de premiação o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho; as secretárias de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; de Educação, Rosangela Batista; de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; a secretária de Assistência Social, Andrea Franceschini; a controladora-geral do município, Keren Letícia Sales Pereira; e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro.

Gostou? Compartilhe!