Morcegos em áreas urbanas: saiba como agir com segurança e proteger sua saúde

Por Redação 3 min de leitura

A presença de morcegos em áreas urbanas é comum, visto que esses animais buscam abrigo e alimento nas cidades. No entanto, o encontro direto com esses mamíferos exige cuidados específicos para evitar riscos à saúde pública, especialmente no que diz respeito à transmissão da raiva. 

Para orientar a população sobre como proceder de forma segura, a Secretaria de Saúde de Pinhais (Semsa), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, reforça protocolos importantes para situações de risco em residências.

O que fazer ao encontrar um morcego em casa?

“Se encontrar um morcego caído no chão ou se o animal adentrar sua residência, a regra é nunca tocar nele sem proteção. Mesmo que pareça morto ou ferido, o animal pode morder por instinto de defesa”, explica o biólogo da Seção de Unidade de Vigilância de Zoonoses, Fabio Teruo Mise.

Nesses casos, siga estas orientações:

  • Isolamento: tente imobilizar o animal sem tocá-lo. Utilize um balde, um pano grosso ou uma caixa de papelão para cobri-lo.
  • Ajuda profissional: entre em contato imediatamente com a Unidade de Vigilância de Zoonoses caso encontre um morcego caído na sua residência, para que seja feito o recolhimento do animal.
  • Sem produtos químicos: nunca utilize venenos ou outros produtos para tentar desalojar os morcegos, pois isso pode agitar o animal e aumentar o risco de acidentes.

Protocolo em caso de contato direto

O contato físico com morcegos é considerado um incidente grave. “Se você for mordido, arranhado ou se houve contato direto com o animal, a recomendação é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receber orientação médica e o tratamento profilático necessário”, explica o profissional.

Proteção para os animais de estimação

“Os cães e gatos também estão expostos. Caso seu pet tenha tido contato ou tenha sido atacado por um morcego, ele deve ser levado imediatamente ao médico-veterinário ou à Vigilância de Zoonoses para orientações sobre vacinação de reforço e período de observação”, explica Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental.

Vacinação gratuita em Pinhais

A prevenção mais eficaz para os pets é a vacinação anual. A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pinhais disponibiliza a vacina antirrábica gratuita para cães e gatos:

Terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30.

Atendimento por ordem de chegada.

Serviço 

Para reportar situações de animais caídos ou obter mais informações, utilize os canais oficiais:

Telefone/WhatsApp: (41) 99102-9824. E-mail: [email protected]

Gostou? Compartilhe!