Maria Madalena Frescobaldi Capponi Em processo de Santidade

Serva de Deus” é o primeiro título que a pessoa recebe, quando se introduz a sua causa de canonização; o segundo título é o de “Venerável”, quando o processo conclui que a pessoa viveu as virtudes cristãs de forma heroica, ou que sofreu realmente o martírio; o terceiro título é o de “Beato”, quando se comprova a existência de um milagre obtido pela sua intercessão (através do processo do milagre); e o último e mais importante é o de “Santo”, quando um segundo milagre é aprovado.

VENERÁVEL MARIA MADALENA FRESCOBALDI CAPPONI FUNDADORA DAS IRMÃS PASSIONISTAS

Mulher forte, audaz e piedosa, como Marquesa vive a sua aventura humana de esposa, mãe, avó e educadora, ao ser visitada pela dor, Deus a prepara para ser ventre fecundo de vida em direção a outros horizontes.

Mulher leiga, esposa e mãe de família, decide dedicar-se a ajudar as jovens desejosas de sair da prostituição, acreditar na pessoa a ponto de torná-la consagrada ao Senhor.

VAMOS CONHECER UM POUCO DO CAMINHO

PARA A SANTIDADE… Feito de encontros

NASCE A VENERÁVEL: Maria Madalena Frescobaldi Capponi nasceu em 1771 na Itália, pertencia à nobre família Frescobaldi.

CASAMENTO: Ele nem acreditou, a nobre se apaixonou pelo pobre Pedro Roberto Capponi, tiveram quatro filhos, dos quais três meninas morreram, restando-lhe apenas Gino, ao qual ela e o marido dedicaram uma profunda ternura.

SOFRIMENTO: O sofrimento penetra as fibras mais íntimas do seu ser mulher e mãe, ao mesmo tempo uma dolorosa situação política envolve sua família. Dos fatos sangrentos da Revolução, surge em cena uma figura, Napoleão Bonaparte, um homem sedento de poder. A família Capponi é forçada à separação.

TRANSFORMA A DOR EM AMOR… TEM MISERICÓRDIA COM OS MAUS: Neste período experimenta a violência física e ideológica dos invasores, todavia não perde a consciência de estar nas mãos de Deus e, finalmente, vai para o exílio em Viena para encontrar seu marido.

VAI AO ENCONTRO DO OUTRO…

UMA VIDA TECIDA DE ENCONTROS

O sofrimento a fez entrar em contato com o movimento da “Amizade Cristã”.

ENCONTRO COM AMIGOS:

mas é no retorno a Florença que encontra Padre Pedro Pinelli, pessoa rica de fé, sacerdote que amou de modo especial os pobres, nutriu uma predileção particular pelas jovens “transviadas” e se empenhou em ajudá-las a se recuperarem.

ENCONTRO COM DEUS

Maria Madalena foi atraída na sua esfera espiritual e Padre Pedro se tornou seu diretor espiritual.

ENCONTRO COM AS MULHERES MARGINALIZADAS INCENTIVADA PELAS AMIGAS: com suas amigas, traçando o seu caminho de fé e movida pelo Espírito Santo, Maria Madalena inicia seu apostolado no hospital Bonifácio dos Incuráveis para servir e ajudar as mulheres enfermas por consequência de uma vida explorada e destruída. Foi neste contato que intuiu que a doença mais grave é a ignorância.

NASCE UMA COMUNIDADE: Em 1811 abre uma casa para acolher jovens mulheres desejosas de sair da vida de prostituição. Com zelo e fervente caridade se colocava em torno para mostrar a elas o abismo em que estavam por cair e retirá- las em tempo.

ENCONTRO COM UMA NOVA VIDA DE PROSTITUÍDAS À VIDA CONSAGRADA: Como mãe espiritual de suas “Ancilas”, chamava-as de “minhas filhas” e com solicitude materna, consegue reconquistar lhes a si mesmas, a Deus e à sociedade sob a luz da memória da paixão de Jesus. A graça de Deus foi superabundante e algumas jovens manifestaram o desejo de se dedicarem suas vidas ao Senhor. Maria Madalena apresenta um novo projeto de vida ao Pio VII e este a encoraja e, com a permissão do bispo e a bênção do Papa, a 17 de março de 1815, nasce em Florença, na via S. Gallo, a primeira Comunidade das Ancilas da Paixão de N.S.J.C e de N. Sra. das Dores.

IRMÃS PASSIONISTAS DE SÃO PAULO DA CRUZ Em 1817 pede ao Geral dos Passionistas para afiliar a pequena comunidade à Família Passionista. Inspirada no texto do venerável Paulo da Cruz dado as Monjas Passionistas redige as constituições das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz.

QUE INTERESSANTE A PEDAGOGIA DO ENCONTRO DE MARIA MADALENA

1.º TOMAR A INICIATIVA…

Com seu estilo educativo e sua pedagogia do encontro aproxima-se delas e se inclina com misericórdia sobre as suas necessidades.

2.º TER JESUS COMO MESTRE: Como Jesus, ela conversava com elas, andava naqueles lugares onde sabia que se encontrava qualquer ovelha perdida.

CERTAMENTE ELA ESTÁ NO CÉU, INTERCEDENDO POR NÓS NA TERRA: Em 08 de abril de 1839, Maria Madalena volta à casa do Pai, deixa o seu testamento: sede memórias vivas do Senhor Crucificado!

E HOJE?

Atualmente, as Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, herdeiras de seu Carisma, continuam sua missão nos cinco continentes e em vinte e nove nações: “Se fordes unidas, sereis felizes”.

LEIGOS PASSIONISTAS: Do testemunho de Maria Madalena fez surgir a Comunidade Laical Passionista (CLP) uma associação de leigos que se inspirando na Espiritualidade Passionista participam, com a especificidade de sua vocação, ao Carisma e a missão da Congregação.

SANTIDADE: Para nós, a nossa Fundadora sempre foi santa e profeta, mas mesmo assim abrimos seu Processo de Canonização para ser reconhecida por toda Igreja.


Venerável Maria Madalena, a seu exemplo, aumentai em nós o amor e a disponibilidade para servir. Rogai por nós! Irmã Ailda B. Klüppell, CP

Compartilhe este artigo!