-
Anuncie: (41) 99774-0190
Maria Madalena Frescobaldi Alegria e Certeza da Vocação à Santidade
A sua vida baseada e enraizada na fé não é assinalada por grandes ou inacreditáveis acontecimentos, mas composta por atos e atitudes simples e cotidianas. Muitas vezes, experiências difíceis e sofridas através das quais ela viveu e hoje nos ensina a viver fielmente e com alegria a vocação Batismal. Ela viveu e testemunhou a alegria e a certeza da vocação à Santidade. Ensina a suplicar a misericórdia por aqueles que se sentem autorizados a fazerem o mal; para que eles deixem o erro e assumam a lógica de Deus. Testemunhou o primado de Deus, amado acima de todas as coisas e o encarnou na sua vida. Um grande percurso de amor, fidelidade e proximidade de Deus. Percorrendo a experiência pessoal, iluminada pela espiritualidade de São Paulo da Cruz a quem ela confia a fundação da Congregação das Irmãs Passionistas, Maria Madalena Frescobaldi nos conduz ao coração do amor: o mistério pascal. A Cruz de Cristo se torna a chave de leitura de toda a história. O único sinal que nos possibilita compreender a imensidade do amor de Deus, sinal máximo do amor trinitário para com a humanidade.
MARIA MADALALENA: MODELO DE EDUCADORA
Maria Madalena Frescobaldi modelo de esposa e de mãe é exemplo de doação total a Família, ao esposo tão diferente dela, tanto pela idade como pelo temperamento, ela o segue e cuida dele como “amável companhia” que gera o seu eterno reconhecimento e jamais o deixa, mesmo idoso, doente e hipocondríaco. Testemunha que a família é a Igreja doméstica na qual as pessoas que se amam manifestam através da ajuda mútua, da alegria partilhada e do cuidado com a vida, a grandeza e a beleza do amor divino. A Venerável Maria Madalena Frescobaldi, através de seu estilo educativo nos deixa uma lição de ternura, de humildade, de esquecimento de si, de diálogo e de escuta. Ela nos transmite a beleza da pureza de intenção, do respeito, do encontro baseado na bondade, com docilidade e firmeza, acolhida nas diferenças, ensina a espiritualidade da comunhão, é modelo de educadora. Ela, como fez também com suas jovens prostituídas, nos exorta a entrarmos nas chagas de Cristo. Chagas estas, pelas quais somos curadas. Nos ensina a fazer nossos, os sentimentos de Cristo que percorreu as estradas da Palestina e do nosso mundo, para dizer-nos que o Reino de Deus está também em nosso coração. Ela nos transmite a beleza da pureza de intenção, do respeito, do encontro baseado na bondade, na docilidade e firmeza, acolhida nas diferenças, vive e ensina a espiritualidade da comunhão.
MARIA MADALENA NOS INDICA A FONTE DA VIRTUDE DA FÉ
Um forte ensinamento que Maria Madalena nos deixa é a certeza que a fé, dom de Deus, é alimentada e se desenvolve em nós sobretudo pelo cultivo do relacionamento íntimo com Cristo, o Filho de Deus encarnado, crucificado e ressuscitado. Ela experienciou o relacionamento íntimo com Cristo Crucificado como coração pulsante da sua espiritualidade. Foi na escola do “Deus encarnado” e todo sacrificado pela nossa salvação que a Venerável Maria Madalena aprendeu e hoje nos ensina a consciência da nossa própria fragilidade, a humildade e a conversão do coração. Esta relação é alimentada pelos meios que a Igreja indica e coloca à disposição para crescer na intimidade de amor com Ele e agir apenas tendo em vista fazer a sua plena vontade. Nos ensina que a Glória de Deus é a pessoa viva. Que a dignidade de todos os seres humanos brota da relação de amor que se cultiva com Deus, Pai de infinita misericórdia. Com Maria Madalena aprendemos a sabedoria da paciência e do discernimento. Enquanto os pensadores do seu tempo destacavam a razão como substituta da fé no Deus Encarnado; ela de modesta cultura, nos ensina a harmonizar a fé e a razão com a Sabedoria Cristã; na certeza que ambas, conforme afirma o Papa João Paulo II na Encíclica Fides et ratio, são “como as duas asas, com as quais o espírito humano alcança a contemplação da verdade, e assim chega também à verdade sobre si mesmo”. Ela nos transmite a experiência da misericórdia de Deus que cura e perdoa, nos dá a percepção da gravidade do pecado que ofende a Deus, deturpa a Igreja e destrói a criatura. Fonte Bibliográfica do texto acima: As referências históricoespirituais da vida de Maria Madalena Frescobaldi que encontramos, foram traduzidas do livro Positio, uma síntese do estudo de sua vida feito pela Comissão da Sagrada Congregação para a causa dos Santos em vista da Declaração de sua Venerabilidade. Nele constam os testemunhos das mais diversas pessoas que a conheceram e até que com ela conviveram. Não são dados desconhecidos por nós, mas dados confirmados amplamente e que podemos adotá-los como exemplo, estímulo e proposta de vida. Esta é a intenção da equipe que organizou estes momentos orantes celebrativos do dia do Carisma. Que possamos usálos como vamos a uma fonte para lá bebermos e continuarmos o nosso caminho sinodal.
Irmã Ailda B. Klüppell, pelas Irmãs Passionistas.