Linha Pinhais Cultura leva público para assistir apresentações culturais

Por Redação 3 min de leitura

Projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer oferece passeio uma vez por mês para espectadores acompanharem peças de teatro, dança e exposições.

Pegar um ônibus próximo de casa, sentar durante o trajeto e ser levado até um teatro, museu ou auditório para acompanhar uma apresentação cultural. Esse é o funcionamento da Linha Pinhais Cultura, que desde junho tem proporcionado passeios aos pinhaenses para ampliar o acesso à cultura. 

Essa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), que mensalmente faz a divulgação das inscrições e organiza a excursão. O passeio é aberto a todos os interessados, com a ressalva de eventual classificação indicativa de idade, de acordo com o espetáculo do mês.  

No último sábado (12), um grupo de 25 pessoas participou do passeio de setembro, com destino ao Teatro Novelas Curitibanas, no centro da capital. O público estava animado para assistir à peça “Multidão”. “Achei muito interessante poder acompanhar um trabalho artístico diferente. Isso faz bem para o nosso humor, para a nossa mente. Com a cultura a gente aprende, evolui”, disse Denise Mônica Bordin. “A locomoção é rápida e bem segura, foi importante, porque eu não conhecia essa região aqui”, acrescentou. 

Denise Fiametti participou do primeiro passeio da Linha Pinhais Cultura, em junho, quando o destino foi o Teatro Guairinha, em Curitiba, com a peça “Daqui ninguém sai”. Gostou tanto que se inscreveu novamente para o passeio deste mês ao teatro. “Curti bastante. Nunca tinha ido ao teatro realmente, só tinha visto algumas apresentações de escola. Adorei a experiência com a Linha Pinhais”, declarou. 

Três adolescentes dos cursos de teatro da Semel também participaram do último passeio: Luana Rossi, a irmã, Alice Rossi, e a amiga Kai Santana. “Costumo vir para Curitiba assistir a peças, por conta própria ou carona. É uma oportunidade muito legal que a prefeitura está proporcionando, acesso mais fácil à cultura, e o fato de ser mensal”, disse Luana. “O teatro é uma arte que transforma muito a gente, é muito interessante”, disse Kai.

Passeio gratuito

Segundo Taylon Nizer, que faz parte da equipe da Linha Pinhais Cultura, são escolhidos passeios com entrada gratuita, para garantir o acesso democrático da população. Em julho e agosto foram feitas excursões ao Museu Oscar Niemeyer (MON) e ao Museu Planeta Água, ambos em Curitiba. “As inscrições são por formulário. A gente faz o controle para organizar o passeio e para levantar dados dos interessados, idade, com qual frequência assistem a espetáculos, para termos um mapeamento do acesso à cultura”, explicou ele. Também fazem parte da equipe que acompanha os passeios Caroline Pellegrini, Lisiane Mendes e Marcos Prado. 

Serviço

Linha Pinhais Cultura

Mais informações: (41) 99225-8389

Gostou? Compartilhe!