James Newell Osterberg (parte V)

No mesmo ano Iggy participou da gravação da música “Kick it” do Peaches. Foi lançada sua biografia completa “Gimme Danger – The Story of Iggy Pop” (por Joe Ambrose). Iggy não colaborou nem aprovou publicamente o livro.

Após ter feito as gravações com os irmãos Asheton, Iggy resolveu reunir o Stooges de vez. Convidou Mike Watt (baixista fundador do Minutemen) para ocupar o lugar de Dave Alexander e ainda trouxe o saxofonista Steve Mackay devolta para a banda. Desde 2004 fizeram turnês regularmente, até a morte de Ron Asheton em janeiro de 2009. 

No final do mesmo ano o guitarrista James Williamson tomou o lugar de guitarrista na banda para começar uma nova turnê, à qual teve o primeiro show no festival “Planeta Terra”, em São Paulo.

O repertório das turnês com Williamson incluem músicas da carreira solo de Iggy Pop e também do álbum Raw Power.

Em 2007 os Stooges gravaram um novo disco de estúdio, “The Weirdness”, que teve a produção de Steve Albini. No mesmo ano outra biografia de Iggy foi lançada, “Open Up and Bleed” (por Paul Trynka).

Em 2008 tocaram versões das músicas “Burning Up” e “Ray of Light” na indução de Madonna no Rock and Roll Hall of Fame. De acordo com o guitarrista Ron Asheton, Madonna pediu para que os Stooges tocassem no seu lugar como forma de protesto ao Hall da Fama do Rock and Roll, por não ter induzido o “The Stooges” mesmo tendo eles aparecido seis vezes na cédula de nomeações.

Em junho de 2009, Iggy lançou um disco solo, “Préliminaires”, inspirado na novela em francês do autor Michel Houellebecq chamada “La Possibilité d’une île” (traduzido para o inglês como “The possibility of an island), Iggy tinha sido convidado a fazer a trilha sonora para um documentário que Michel iria fazer para a novela. Este disco tem influências de jazz clássico lembrando Louis Armstrong e Jelly Roll Morton, o material deste álbum é bem diferente de tudo que Iggy já fez em sua carreira, contém inclusive uma versão para a música “Insensatez” (“How Insensitive”) de Tom Jobim.

Em janeiro de 2009, Iggy Pop estrelou em uma campanha com orçamento de 25 milhões de libras para a seguradora britânica Swiftcover, pouco tempo depois o anúncio foi banido e a empresa processada por propaganda enganosa, conforme reportado na imprensa europeia, a Swiftcover não faz seguros para artistas. O órgão Advertising Standards Authority que é uma agência reguladora de seguros no Reino Unido concluiu que como o anúncio foi feito por um músico famoso o público poderia entender que a empresa trabalha no mundo do entretenimento, e tal ideia não confere com a realidade. Em março de 2010 Iggy and The Stooges foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame.

Após um acidente em março de 2010, no qual Iggy se atirou do palco e a plateia não o segurou, deixando-o cair no chão, ele anunciou que não faria mais stage-dive, que de qualquer forma estava velho demais para tal proeza, no entanto já o fez em várias ocasiões desde então, citando apresentações em Madrid, Zottegem e Londres.

Para quem não conhece nada do Iggy Pop recomendo Winners and Losers, é demais essa música.


Compilado e editado por Jairo Martins de Oliveira sob o patrocinio de olivashop.com.br, os melhores carrinhos de carga do Brasil.

Compartilhe este artigo!