-
Anuncie: (41) 99774-0190
Inteligência Artificial
Por várias razões, os educadores estão preocupados com a IA. A primeira preocupação é que a IA possa substituir os professores e automatizar o processo educacional, eliminando a necessidade de interação humana necessária para o aprendizado. Além disso, a personalização extrema do ensino que pode ser alcançada pela IA levanta questões sobre a equidade e a equidade escolar.
Além disso, os educadores temem que a IA possa fazer com que os alunos se tornem mais dependentes da tecnologia, o que pode impedi- los de aprender habilidades importantes como resolução de problemas e pensamento crítico. Por fim, há preocupações éticas e de privacidade relacionadas à coleta de dados dos alunos.
Por outro lado, a inteligência artificial (IA) não deve ser vista como algo ruim, muito pelo contrário, deve ser vista como uma ferramenta capaz de realizar avanços significativos se for bem utilizada por profissionais e estudantes. Ela resolve questões complicadas em várias áreas, como medicina, oferecendo diagnósticos e tratamentos personalizados, e educação, oferecendo aprendizado adaptativo.
Além disso, a IA tem o potencial de melhorar a eficiência em áreas como logística e agricultura, aumentando assim a sustentabilidade, o que também pode aumentar o desempenho das empresas em outros setores da economia. Muitas vezes, as pessoas temem a IA porque não sabem muito ou pensam em coisas que são apenas fantasias de cinema. Para garantir que os benefícios da IA sejam distribuídos amplamente e para minimizar os riscos associados, é essencial desenvolver a IA de forma responsável, ética e segura. Por fim, a IA promete revolucionar o ensino formal com avaliações instantâneas, apoio à aprendizagem adaptativa e personalização abrangente.
Pode usar recursos interativos para melhorar o currículo e aumentar a eficiência dos educadores, dando mais tempo para atenção individualizada. É preciso ter paciência e se preparar, pois o futuro é logo ali!
Renato da Costa é graduado em Administração, pós-graduado em Administração Estratégica, Mestre e Doutor em Administração, com estágio de Pesquisa e Docência na Universidad Jaume I no Sul da Espanha em 2017, Pós-Doutorando em Gestão Urbana. É membro da ACCURAcademia de Cultura de Curitiba, membro associado da Academia Paranaense da Poesia, professor há 17 anos, escritor.
(41) 999643-4118