Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais encerra atividades com histórico de milhares de atendimentos
Após 15 anos de serviços vitais à população, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais encerra suas atividades. Reinaugurado em 2010 após quase cinco anos de portas fechadas, a unidade se despede deixando um legado de milhares de nascimentos e atendimentos que marcaram a história de inúmeras famílias no município. O fechamento ocorre em um contexto de transição para o Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco, inaugurado no dia 8 de dezembro.
Desde a sua reinauguração o Hospital Municipal registrou números que atestam a importância do serviço prestado: foram 22.885 nascimentos, mais de 54.525 internações, 179.842 exames de raio-X realizados, 106.575 eletrocardiogramas e 157.274 consultas ambulatoriais em obstetrícia. A unidade operava com 50 leitos, oferecendo assistência ao parto, pronto-atendimento para gestantes e internamentos de baixa complexidade, com uma média de 350 internamentos por mês e cerca de 114 partos mensais.
Localizado no coração da cidade, o hospital abriu suas portas pela primeira vez em março de 2000. Fechou em 2005 e foi reinaugurado no dia 15 de março de 2010, totalmente reformado, revitalizado e preparado para acolher as famílias de Pinhais. “O legado de cuidado e a história de superação do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais estão agora sendo transferidos para o novo Hospital Papa Francisco, dando continuidade e expandindo a assistência de saúde no município”, explica a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
“O Hospital Municipal não era apenas um ponto de atendimento, mas um centro de excelência, com reconhecimento oficial. A unidade era Certificada como Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde, promovendo ativamente o aleitamento materno. Além disso, seguia as diretrizes da Rede Materno Infantil na assistência ao parto e no oferecimento de exames de triagem neonatal como testes do coraçãozinho, olhinho, pezinho e orelhinha”, completa Adriane.
Nova unidade hospitalar
Em funcionamento desde o dia 1º de dezembro, o Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco passou a ser o equipamento de referência para gestantes. “É uma estrutura com porta aberta para a gestante com qualquer intercorrência ou eventualmente início de trabalho de parto. Gradativamente, ampliaremos os outros serviços. Já temos o serviço da UTI Neonatal e UTI geral, atrelado a esse serviço de atender à gestação de maior risco”, detalha a secretária.
Fruto de parceria público-privada (PPP), a construção e administração do hospital e maternidade recebeu investimentos na ordem de R$ 126 milhões, oriundos de recursos da Prefeitura de Pinhais, por meio do programa Avança Pinhais, e do Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor do processo licitatório, que prevê a concessão administrativa por 35 anos.


