Guarda Municipal prende 16 pessoas e atende mais de 290 ocorrências na primeira semana da Operação Centro Seguro

Por Redação 4 min de leitura

A Operação Centro Seguro de 2026 já apresenta resultados significativos no reforço do policiamento na área central da capital. Desde o início do ano foram atendidas cerca de 290 ocorrências, que resultaram em 16 prisões, quatro presos em flagrante por tráfico de drogas, três na Praça Tiradentes e o outro detido na rua do Rosário, no Largo de Ordem.  

Durante os patrulhamentos, que têm acontecido de forma preventiva e ostensiva, centenas de armas brancas foram apreendidas na área central, o que contribui diretamente para a prevenção de novos crimes na região. Os objetos, facas, estoques, punhais, machados, chaves de fendas, ferramentas perfurantes, costumam ser utilizados para práticas de furtos, arrombamentos, roubos, agressões e em alguns casos até homicídios. Todas essas armas foram localizadas nas abordagens realizadas no centro de Curitiba nos últimos três meses. 

Guarda Municipal prende 16 pessoas e atende mais de 290 ocorrências na primeira semana da Operação Centro Seguro

As ações reúnem diariamente mais de 100 agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar para coibir crimes como furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. O patrulhamento está ocorrendo em pontos estratégicos do Centro, como as Praças Rui Barbosa, Osório, Tiradentes e Oswaldo Cruz, além do Terminal do Guadalupe, Largo da Ordem, Passeio Público, Rua XV de Novembro, o entorno da região da Rodoferroviária e do Mercado Municipal.

Principais ocorrências

Na quarta-feira (14/1), equipes da Guarda Municipal realizaram a prisão de um homem suspeito de furto, nas proximidades da Rua Chile, no Prado Velho. Durante o patrulhamento, os guardas perceberam que um homem empurrava uma motocicleta sem placa, que ao perceber a aproximação das viaturas, tentou esconder o veículo em meio a um arbusto.

Os agentes tentaram realizar a abordagem, mas o suspeito fugiu, sendo detido em seguida. Em consulta ao veículo, foi descoberto que a motocicleta possuía alerta de furto. 

Também na quarta, uma denúncia anônima levou a GM a prender um casal suspeito por tráfico de drogas, na Praça Tiradentes. No local, os agentes localizaram com um dos suspeitos porções de crack, cocaína e maconha, além de uma certa quantidade em dinheiro. Durante a ocorrência, o homem tentou se livrar das drogas assim que percebeu a aproximação dos agentes. Os dois suspeitos foram presos.

Na quinta-feira (15/1), uma mulher com mandado de prisão em aberto foi detida pela GM, na região do Terminal do Guadalupe. A ação aconteceu no período da manhã, quando os agentes perceberam a reação da mulher que tentou fugir assim que as equipes se aproximaram. Após identificação da suspeita e consulta, os guardas constataram a existência de um mandado de prisão em aberto. 

No sábado (17/1), um homem foi preso suspeito por tráfico de drogas, na Rua do Rosário, região do Largo da Ordem. A abordagem foi realizada durante um patrulhamento, após uma denúncia de um cidadão que passava pelo local. Com o suspeito, as equipes encontraram pedras de crack e porções da substância, totalizando cerca de 15,7 gramas.

Ainda no sábado, durante patrulhamento, equipes da GM abordaram um suspeito que dispensou uma substância ilícita ao notar a aproximação dos agentes. Durante a abordagem, nenhuma substância ou nada de ilegal foi encontrado. Mas, após buscas em dados, foi constatado que o homem possuía um mandado de prisão em aberto. Nos últimos oito anos, a Guarda Municipal prendeu 780 pessoas que tinham mandado de prisão em aberto na região central.

Os suspeitos presos foram encaminhados para à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná, para os procedimentos de polícia judiciária cabíveis.

Gostou? Compartilhe!