Formação da Rede de Proteção das Famílias é realizada em Pinhais

Por Redação 3 min de leitura

Na oportunidade, também foi lançada a 2ª edição do Protocolo da Rede de Proteção da Família.

A Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Assistência Social (Semas) e Saúde (Semsa) realizou uma formação da Rede de Proteção das Famílias. A ação foi promovida na sede da Semed nos dias 21 e 22 de agosto, nos períodos da manhã e tarde. Também estiveram representados os municípios de Tijucas do Sul e São José dos Pinhais.

Na oportunidade, também foi lançada a 2ª edição do Protocolo da Rede de Proteção da Família, elaborado em 2022. A edição atualizada é fruto das novas discussões realizadas durante o ano de 2024. “O protocolo foi construído a muitas mãos. A rede tem que funcionar, não é apenas um documento. Por isso, lançamos uma segunda edição, reescrita e aprimorada, que reflete o que aprendemos ao longo do caminho. E pedimos sempre a contribuição de todos. Iniciamos um novo ciclo de formações, e vamos ampliar essas capacitações, com a ajuda das profissionais que estão na prática fazendo a diferença”, afirmou a secretária de Educação, Rosangela Batista. 

A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, salientou a importância do encontro. “É com grande satisfação que recebemos a todos vocês, profissionais da rede e agentes de transformação. A formação contínua da Rede de Proteção é um momento crucial, que deve acontecer periodicamente, pois aprendemos uns com os outros. É sempre muito enriquecedora essa troca de saberes”, ressaltou.

“A rede de proteção não é estática; ela está em constante movimento. Os protocolos precisam ser avaliados e reorganizados periodicamente, e temos orgulho em apresentar a segunda edição de nosso trabalho. Somos referência, mas sempre aprendemos com outros municípios e esperamos que nossa experiência em Pinhais possa contribuir com  a construção de outras redes de proteção”, declarou Gizeli Filius, do Departamento de Apoio Institucional, Informação e Funcionamento Escolar da Semed.

Importante ressaltar que a Rede é constituída por serviços da área da educação, saúde, assistência social e outras políticas necessárias, além do Sistema de Garantia de Direitos, formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Conselho Tutelar (CT), Ministério Público (MP), Poder Judiciário (PJ), Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Guarda Municipal, Sociedade Civil Organizada, entre outros.

Também estiveram presentes na abertura oficial do evento, além das pessoas já citadas, representantes intersetoriais da Rede de Proteção, a secretária de Assistência Social, Andrea Franceschini, a superintendente da Mulher, Angelita Werneck e a promotora de Justiça, Fábia Teixeira Fritegotto Gimenez.

Protocolo de Proteção

O documento está disponível no site da prefeitura, na página da Semed, na aba publicações e também pode ser acessado por meio do link: https://pinhais.atende.net/subportal/educacao/pagina/rede-de-protecao-das-familias-de-pinhais-semed 

Gostou? Compartilhe!