Divulgação de metas de educação ambiental marca 9.º Seminário Metropolitano
 
                                                            Pinhais, cidade premiada pelos projetos voltados ao meio ambiente, ganhou um reforço para executar atividades nessa área: o Programa Municipal de Educação Ambiental. O documento estipula programas, metas, projetos e ações que serão conduzidos pela Prefeitura de Pinhais envolvendo toda a sociedade. O lançamento oficial do plano foi realizado em 23 de outubro, na abertura do 9.º Seminário Metropolitano de Educação Ambiental, tradicional evento de difusão científica realizado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
As ações de educação ambiental da Prefeitura de Pinhais (veja vídeo) já são realizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semed), em parceria com outras pastas. A partir do Programa Municipal, foram criados indicadores para monitoramento, facilitando o controle social e construindo o caminho para melhoria contínua das ações.
Na abertura do seminário, a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, entregou o Programa Municipal de Educação Ambiental à prefeita Rosa Maria. As outras autoridades presentes receberam uma placa de madeira produzida na oficina da Semma com um código (QR Code) que remete à versão online do documento – a redução de materiais impressos está entre as ações promovidas pela Prefeitura de Pinhais para promover a sustentabilidade na gestão pública.
Durante o seminário foram realizadas diversas ações que remetem à promoção do meio ambiente: os participantes inscritos receberam o material em uma “ecobanner”, uma sacola produzida pelas equipes da Semma com banners de eventos já realizados. Dentro de cada sacola, havia copo para ser reutilizado, diminuindo o uso das opções descartáveis, além de crachá de identificação feitos com papel semente. O evento contou também com o Coral Vozes do Planeta, que apresentou várias canções com mensagens de preservação e sustentabilidade.
Mudanças climáticas
A prefeita Rosa Maria destacou como várias ações realizadas pela Prefeitura de Pinhais se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os temas que serão discutidos na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que será realizada em novembro, em Belém (PA). “Ouvimos falar de termos como descarbonização, transição energética. Parece muito longe de nós, inacessível, incompreensível. E na verdade, com nossas atitudes com a educação ambiental, com as nossas crianças desde o CMEI, para implantar uma horta, reduzir o desperdício, nós estamos contribuindo com o planeta”, observou.
Para a prefeita, a realização do 9.º Seminário de Educação Ambiental foi mais uma oportunidade para o poder público e sociedade contribuírem com a preservação do meio ambiente. Ela também destacou as experiências exitosas de Pinhais em diversas áreas, como o programa Supera Rua, que contemplam os chamados 5 Ps relacionados aos ODS: paz, pessoas, planeta, prosperidade e parcerias. “Falar do meio ambiente é falar de tudo isso. É sobre as pessoas. Superar as dificuldades é também pensar num planeta onde nós sejamos mais solidários, mais generosos, mais humanos”, completou.
O tema do seminário, “O futuro é semente do agora”, foi reforçado pela coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR Campus Curitiba, Míriam Andrade Gonzalez. “A gente costuma ouvir o contrário, mas achei muito interessante pensar deste modo, porque é no agora que a gente precisa cuidar do futuro. Ou a gente muda um pouco nossas atitudes em torno das questões ambientais, ou a gente vai ter questões mais difíceis para lidar”, disse.
O coordenador do curso técnico em Administração do IFPR, Josué Alexandre Sander, destacou o papel do conhecimento nas questões ambientais. “A educação é um espaço que vai nos apresentar outros cenários além daqueles que se vive. A partir disso, a gente começa a sonhar. E o sonho é a base da construção.”
Outras participações
A palestra inaugural do Seminário foi feita pela designer de sistemas sustentáveis, arquiteta e educadora Cláudia Passos Sant’Anna. Também foram feitas apresentações de 17 trabalhos científicos e realizado o plantio de um pau-brasil em um dos gramados do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), onde foi realizada a abertura do evento e algumas das oficinas ofertadas. Também foram realizadas atividades nos Ecopontos, no Horto Municipal e no novo meliponário do município, instalado no Bosque Municipal.
Além das autoridades citadas, também estiveram presentes na abertura do Seminário o vice-prefeito Marcinho; a secretária municipal de Educação, Rosângela Batista Duarte; a secretária de Governo, e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; o presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco; as vereadoras Miss Preta e Professora Haline Siroti; e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Leandro do Zezinho.
Serviço
Plano Municipal de Educação Ambiental: versão online

 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                
