Dia Mundial da Alimentação é celebrado na Roça Urbana de Pinhais

Por Redação 3 min de leitura

A Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional de Pinhais (Caisan) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) promoveram a Semana Alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. O evento contou com uma série de encontros com diferentes instituições na Roça Urbana, o equipamento da Prefeitura de Pinhais que promove práticas e técnicas de agricultura sustentável no espaço urbano.

Segundo Joceane Ribeiro, secretária-executiva da Caisan/Consea, foram convidados representantes das instituições que compõem os conselhos para conhecer o funcionamento da Roça Urbana. “O objetivo foi falar sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional no município, resgatar memórias afetivas através de alimentos saudáveis, que chamamos de comida de verdade e apresentar a Roça Urbana como um equipamento para trabalhar a segurança alimentar dos pinhaienses”, disse ela, que coordena atividades no local.

A prefeita Rosa Maria, presente na solenidade de abertura da semana, destacou as ações de segurança alimentar em Pinhais, em especial as que envolvem a rede de ensino. “Temos trabalhado muito com projeto de compostagem, em um trabalho muito integrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, através do departamento que cuida da Roça Urbana, e entre as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Assistência Social, porque fazemos um processo integrado para falarmos daquilo que é importante, como é o caso da alimentação”, explicou.

Entre os projetos destacados pela prefeita estão as hortas comunitárias e a aquisição de produtos orgânicos de pequenos produtores e áreas de assentamentos. “Ainda que a nossa cidade seja considerada 100% urbana, temos um trabalho muito forte que tem levado pessoas a utilizarem um cantinho na sua casa para plantar temperos, legumes, frutas, e mais pessoas estão compreendendo, porque a criança aprendendo na escola, vendo a horta e recebendo a alimentação, e repassa em casa”, destacou. 

A solenidade de abertura da Semana Alusiva ao Dia Mundial da Alimentação contou ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho, da secretária de Governo e secretária interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes e Anatolli Brusamolin, nutricionista da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, representando o governo estadual. 

Promoção da saúde

Durante as rodas de conversa, representantes das instituições integrantes da Caisan/Consea compartilharam experiências relacionadas à segurança alimentar. Também estiveram presentes usuários, que deram depoimentos sobre melhora na qualidade de vida e na saúde com a adoção de práticas alimentares saudáveis. 

Surley Ermínia Maroski, atendida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste, disse que o programa Horta no Quintal de Casa causou grande mudança de vida, tendo se curado da depressão com o interesse renovado em alimentos saudáveis e no cuidado do plantio. Além disso, relatou economia no lar, já que não precisa mais adquirir alguns itens no supermercado. 

Serviço

Conheça mais sobre o Roça Urbana e práticas saudáveis e sustentáveis de alimentação:

Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Pinhais

Whatsapp: (41) 99268-0724

Gostou? Compartilhe!