Datas Comemorativas Violência – Pandemia

Durante, o mês de junho várias datas importantes são comemoradas, dentre elas citamos aqui as que mais nos chamam atenção: Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dia da Marinha Brasileira, Dia dos Namorados. Dias de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo de acordo com a tradição da Igreja Católica.

Porém este ano, o mês de junho se apresenta com características, que nos fazem pensar, questionar, analisar, esperar e resolver.

Porque a vida continua a nos surpreender, e a dinâmica do Mundo exige de todos nós, uma nova postura, mudança de comportamento, de interpretação e de enxergar a sociedade, diferente de tudo que já vivemos, porque a época é de contradições, de incertezas, de dúvidas, de negação de valores e princípios.

Alguns, acreditam que são mudanças necessárias, diferentes do padrão a que estávamos acostumados até o momento, e, que agora temos que nos adaptar.

Mas, toda a civilização está vivendo um panorama, que vêm nos atemorizando e tirando a paz, são notícias, de fatos, acontecimentos e informações propaladas pela mídia, que entram em nossos lares, sem nenhuma critério sem nenhum valor, sem nada a acrescentar ou informar para complementar o nosso conhecimento ou esclarecer dúvidas.

Rapidamente correm generalizadas pelos lares, são noticias sobre todos os fatos e violências. As mais preocupantes são as relacionadas à violência porque parece não ter fim. E, as pessoas vão se acostumando, achando que é normal, esquecendo-se, porém, de que essa violência, destrói vidas, lares, causam mortes, tristezas, sofrimentos, e aos poucos vêm, desconstruindo e desacreditando a sociedade, esta é a realidade que vem assolando o nosso país. Essas questões carregam em si, um misto de revolta, e descrença na justiça, no direito e na liberdade. Por esses motivos exigem atenção por parte dos governantes e autoridades na elaboração de políticas públicas mais consistentes fundamentadas em diagnósticos, estatísticas, análise e providências, que possam coibir tal situação.

Além, da violência estrutural, também vivemos uma pandemia que há um ano e meio, continua se espalhando pelo Mundo e trazendo consequências desastrosas nos aspecto de saúde pública, social e econômico. Mesmo com a liberação das vacinas, o vírus continua se disseminando, fazendo vítimas porque ainda nos deparamos com pessoas, que não se conscientizaram e nem se sensibilizaram com a gravidade da doença, não acreditam na comprovação da eficácia da vacina, pela Ciência, e dessa forma contribuem com a proliferação do vírus.

Para que possamos voltar às comemorações festivas de junho como antigamente, precisamos nos tornar mais solidários, afetivos e conscientes de que essas questões requerem soluções e ações concretas e todos devem colaborar.

Teresinha Lucia Batista da Silva

Compartilhe este artigo!