Consultório Virtual de Pinhais detecta urgência cardíaca em consulta de rotina

Por Redação 3 min de leitura

O que era para ser apenas uma consulta de rotina no Consultório Virtual em Pinhais transformou-se em uma corrida contra o tempo. A paciente, Doraci Bossi Borges, de 80 anos, havia comparecido para um check-up anual com o cardiologista, sem sentir dores, mas notando um cansaço progressivo. A ocorrência resultou no diagnóstico e tratamento imediato de uma grave condição cardíaca.

“Já na triagem, ao aferir a pressão e os batimentos, os profissionais perceberam uma alteração. Durante a conversa virtual e após a equipe verificar um eletrocardiograma feito no mês de março que estava normal, a cardiologista solicitou que a equipe local realizasse um novo eletrocardiograma ali mesmo, no Consultório Virtual, uma capacidade crucial da telemedicina em Pinhais”, relata Samira Raduan dos Santos, do Departamento de Atenção Especializada.

O resultado do novo eletrocardiograma indicou uma urgência e a cardiologista foi enfática no diagnóstico, mesmo à distância. A médica não permitiu que a paciente voltasse para casa, indicou a gravidade e a necessidade de um marca-passo devido a um bloqueio cardíaco. A mobilização foi imediata. “A paciente foi levada de ambulância, com o apoio do SAMU, para a UPA de Pinhais, onde recebeu o primeiro atendimento e foi estabilizada. Em seguida, a equipe conseguiu uma vaga de UTI no Hospital Angelina Caron. A paciente se internou na quinta-feira, fez um cateterismo no sábado e, na semana seguinte, teve o marca-passo implantado”, explica Samira.

O caso é um testemunho da capacidade da telemedicina, especialmente quando integrada com o apoio diagnóstico de ECG, em identificar condições de risco iminente, garantindo que o cuidado certo e o salvamento de vidas ocorram no tempo oportuno. “A gente tem que dar graças a Deus,” concluiu a paciente. Ela destacou a excelência e a rapidez do atendimento. “Funcionou tudo muito bem. Eu não estava sentindo dor nenhuma, só que andava muito devagarinho e não podia pegar coisas pesadas, nem uma bacia para estender uma roupa, e varrer a casa também eu demorava demais. Pensei o que será que eu tenho?”, comentou Doraci.

A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, destacou o sucesso da parceria entre a equipe do município e o apoio diagnóstico de cardiologia à distância, por meio do eletrocardiograma (ECG) remoto. “Hoje podemos trazer uma experiência muito boa dessa integração do processo que nós temos hoje da telemedicina para o diagnóstico do eletro. Parceria que nós tivemos por meio da equipe da Secretaria de Estado da Saúde, integrado ao nosso Consultório Virtual,” destaca Adriane. “Temos aí experiência e relato daquilo que representa um cuidado compartilhado no tempo oportuno e consequentemente uma condição de salvar vidas”, afirma.

Consultório Virtual de Especialidades

Nesta semana, o projeto ganhou destaque no Prêmio Gestor Público Paraná, conquistando o 2º lugar na categoria Tecnologia e Inovação. O Consultório Virtual surgiu para ampliar o acesso à saúde e reduzir filas de espera. Com uma estrutura composta por técnicos de enfermagem, médico especialista remoto e médico da regulação em apoio, o atendimento é completo. Desde março de 2024, quando foi lançado, até agora, mais de 9 mil  atendimentos especializados já foram realizados, otimizando recursos e garantindo agilidade, acolhimento e cuidado, resultando em mais dignidade no atendimento à saúde no município.

Gostou? Compartilhe!