Celebrando a História de Maria Madalena Frescobaldi Capponi

A Congregação das Irmãs Passionistas, vive em clima de festa Pascal, com os diversos eventos que marcaram o mês de março em nossa história, mas nosso louvor e gratidão que vibrou nosso coração foram os 209 anos do nascimento da semente do grão de trigo da Congregação com Crucifixa, Gertrudes, Verônica e Cleofe. Porém a graça de Deus continuou atuando com a resposta generosa de cada irmã para continuar a “Viver e propagar a Paixão de Jesus Cristo e as Dores de Nossa Senhora”.

Porém a notícia esperada a tempo e de grande louvor foi dada no dia 14 de março deste ano vinda do DICASTÉRIO para as causas dos Santos: O Santo Padre em audiência com o Prefeito do Dicastério, Sua Eminência Rev.ma, o Cardeal Marcello Semeraro, o Sumo Pontífice autorizou a promulgar o Decreto relativo: às virtudes heroicas da SERVA DE DEUS MARIA MADALENA FRESCOBALDI CAPPONI.

Maria Madalena, agora VENERÁVEL. Nossa gratidão a Deus pelo bem que ela realizou em favor da dignidade humana, principalmente da mulher. Ela foi a “nova Moisés” que Deus se serviu para abrir caminhos do coração para que o “anjo da libertação” pudesse passar. Suas virtudes marcaram com o sangue da “nova aliança” aquelas mulheres que foram acolhidas, por isso hoje, damos graças a Deus pelo legado de vida deixado a todas nós continuadoras deste inesgotável tesouro que é o CARISMA PASSIONISTA.

“Não existe nada de mais sublime que o dedicar-se com a instrução e o exemplo a conduzir almas ignorantes e transviadas ao Coração amoroso do apaixonado Senhor”. Seu grande inspirador foi Cristo Crucificado que doou sua vida num supremo e total ato de amor à humanidade.

Sempre é tempo propício para a festa, quando se trata de celebrar a pessoa de uma grande mulher que marcou a história com seu testemunho de vida e empreendimento na promoção da dignidade do ser humano: as jovens mulheres de Florença, Itália.

Mulher adornada com joias bonitas do amor de Deus, conquistada pela memória passionis por fazer sua opção pelos pequenos, pelos pobres, pelas mulheres marginalizadas, para reconduzi-las ao Coração Apaixonado de Jesus. Também nós, sobre suas pegadas aceitamos o convite de Deus, levamos a Ele as nossas dificuldades, as turbulências da nossa vida e louvores pela sua misericórdia. A história vai moldando a vida de Mª Madalena que aberta aos sinais dos tempos deixa ser conduzida pelo Espírito Santo com uma visão de mãe cuidadosa e colaboradora do ser humano que Deus lhe confiará. Ela intuiu que sua vida de “boa cristã” não era suficiente, que a oração e as esmolas e suas boas ações não podiam fazer.

Sua fineza de alma leva perceber a fineza e a ternura de Deus para com a sua pessoa e a humanidade daquelas jovens mulheres que suplicam socorro. Ela lê nos sinais o que expressa o coração Passionista: mergulhar na dor e trazer a esperança.

Em 8 de abril de 1839, Maria Madalena partiu deste mundo, deixando para trás um legado inestimável. Sua vida foi uma sinfonia de devoção e sacrifício. Como leiga, abraçou sua vocação cristã com fervor, vivendo os sacramentos e os mandamentos como um farol de fé. Como esposa, ela permaneceu ao lado de seu marido, fiel e incansável, enfrentando juntos os desafios da vida. Como mãe, ela segurou em seus braços os frutos de seu amor e enfrentou a dor insondável da perda.

A história de Maria Madalena é uma poderosa lição sobre a capacidade de uma alma comprometida. Seu coração compassivo a levou a abraçar as jovens mulheres da alta Florença, oferecendo-lhes uma nova chance de vida. Ela compartilhou a mensagem da Paixão de Jesus e das Dores de Maria, revelando o amor infinito de Deus que transcende todas as barreiras. Esse amor é capaz de transformar vidas, independentemente de sua condição ou passado.

Hoje, unidas, possamos buscar a intercessão da Venerável Maria Madalena Frescobaldi Capponi. Ela se tornou um farol de esperança em tempos sombrios e conhece as necessidades mais profundas de nossos corações. Rendamos graças e homenageamos a vida extraordinária de Maria Madalena Frescobaldi Capponi, uma mulher que nos inspira a superar obstáculos, abraçar a redenção e experimentar o amor divino em sua plenitude. Seu legado de compaixão e transformação aguarda aqueles que ousarem seguir os passos do Mestre Jesus com um olhar de que fitando a pessoa, amaa com o coração de Deus.

Agradecendo o dom de Maria Madalena, ícone do amor misericordioso de Deus, imploremos a sua intercessão para que possamos seguir suas pegadas, encantadas por Jesus Crucificado, para ir ao encontro dos crucificados e de hoje.

Ir. Leonilda Lima de Carvalho, CP


Quem desejar mais informações pode acessar https://irmaspassionistas.org.br ou comunicar graças recebidas, pode entrar em contato com as Irmãs Passionistas

Compartilhe este artigo!