Cavalo resgatado e bem-tratado mostra importância da fiscalização em Pinhais

Mutirão inspecionou locais suspeitos de aplicar maus-tratos e resultou em 44 notificações e apreensão de animais mantidos em situação irregular.
Alimentado, protegido e bem-cuidado: assim está Barão, o cavalo resgatado há uma semana pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Prefeitura de Pinhais de uma situação de maus-tratos. A mudança na qualidade de vida – dele e de outros animais silvestres salvos – foi possível graças à fiscalização feita regularmente pelo Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O Debea promoveu um mutirão de fiscalização de maus-tratos a animais entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, com apoio da PCPR. Uma equipe de sete médicos-veterinários e seis estagiários da área inspecionou locais sobre os quais havia alguma denúncia de maus-tratos. No período, foram realizadas 230 vistorias, que resultaram em 44 notificações para correção de irregularidades. Além do cavalo, oito animais silvestres foram apreendidos e encaminhados ao Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) para os devidos cuidados.
O cavalo recebeu o nome de Barão pela equipe e está sob cuidado temporário da Semma, para tratamento da ferida que tinha quando foi resgatado. Ele está em um piquete (área verde para se movimentar e pastar), com cocheira para proteção contra intempéries. Recebe feno e ração diariamente e tem acesso a água à vontade. Segundo Graziela Ribeiro, da Gerência de Defesa Animal, assim que o cavalo estiver recuperado, será encaminhado para um lar temporário para aguardar os trâmites legais do processo administrativo relativo ao caso. Quando o processo for encerrado, ele poderá ser encaminhado para adoção definitiva.
Segundo Graziela, o Debea recebe denúncias diariamente. “Em muitas delas, são encontradas situações de falta de assistência veterinária, animais acorrentados ou soltos nas ruas sem supervisão, abandono, ausência de alimento, água ou abrigo adequado. Todas essas situações impactam significativamente o bem-estar animal e precisam ser corrigidas”, afirmou.
Canais de denúncia
A prefeitura reforça que o combate aos maus-tratos depende da participação ativa da população, que deve denunciar sempre que presenciar situações de crueldade ou negligência, além de manter a guarda responsável de seus animais de estimação. A denúncia é fundamental para salvar vidas, assegurar o cumprimento da lei e garantir dignidade aos animais.
Serviço
Canais de denúncia de maus-tratos a animais em Pinhais
Telefone: (41) 3912-5100
E-mail: [email protected]
Presencialmente: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Rua Cairo, 76, Pineville