Capacitação em Pinhais integra atores do setor turístico da Região Metropolitana

Representantes de órgãos públicos, empresas e entidades realizaram visita técnica em atrativos do município.
Em uma iniciativa de valorização do turismo regional, diversas entidades e empreendedores da Região Metropolitana de Curitiba se reuniram em Pinhais na última semana para uma jornada de capacitação e integração. O grupo participou de palestras e uma visita técnica a vários pontos turísticos do município como parte do projeto Curitiba Mais Turismo e das ações da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) da Região Rotas do Pinhão.
O encontro, realizado em 12 de agosto, teve início no Panorâmico Parque Clube, com apresentações dos projetos conduzidos pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde). Entre eles estão a Rota da Cerveja Artesanal e o Turismo nas Escolas. A prefeita Rosa Maria esteve no local e falou sobre a importância do setor turístico para impulsionar o crescimento sustentável de Pinhais.
Em seguida, os participantes receberam treinamento sobre Qualidade no Atendimento ao Turista e depois seguiram para uma visita técnica a alguns dos atrativos locais, como o Ateliê Corbellini, Parque das Águas, Café com Lente Jardins, cervejarias Yellow Bird e Lobos, Bosque Municipal, cooperativa de artesanato Criarte e Parc Autódromo.
Empreendedores locais que atuam no turismo participaram ativamente do evento, que visa fortalecer o setor em toda a RMC. Segundo a chefe da Seção de Apoio a Eventos e Pesquisas do Departamento de Turismo, Fabiane Borges, isso beneficia o desenvolvimento de produtos turísticos integrados, capazes de atrair e reter os visitantes que chegam à capital paranaense com interesse turístico. “Para isso, estão sendo definidos roteiros a serem comercializados, direcionados às agências de viagem e aos guias de turismo que atuam em Curitiba e na região”, explicou.
Segundo Fabiane, a aproximação entre os vários atores que atuam com turismo na RMC é fundamental, pois integra o setor privado à divulgação e promoção do turismo local e regional, tornando realidade o interesse em receber visitantes motivados por experiências autênticas e sustentáveis. “Pinhais, reconhecida como a Cidade da Cerveja Artesanal, alia inovação e tradição em um destino que encanta por sua diversidade cultural, belezas naturais e hospitalidade. É a Pequena Gigante, pronta para receber turistas que desejam vivenciar experiências únicas em um município sustentável, acolhedor e em constante crescimento no cenário turístico paranaense”, acrescentou.