Atleta de Pinhais se classifica para o Mundial de Taekwondo Sub-21

Julia Berbert de Lucena conquistou vaga com o 1º lugar na seletiva nacional. Além dela, Brennda Kamili também representará Pinhais no Brasileiro, na próxima semana.
As atletas de Pinhais, Julia Berbert de Lucena e Brennda Kamili, estiveram na tarde desta segunda-feira (8) no gabinete da prefeita Rosa Maria. A visita das jovens, acompanhadas das mães, teve como objetivo anunciar a classificação inédita de Julia para o Campeonato Mundial de Taekwondo Sub-21, em dezembro, no Quênia, África. Além disso, ela e Brennda também representarão o município no Campeonato Brasileiro, que acontece no próximo final de semana em Aracajú-SE. No encontro, as jovens exibiram as medalhas recém-conquistadas e também agradeceram o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) para a participação nos eventos esportivos.
A vaga de Julia para a competição entre os melhores de cada país veio com o 1º lugar na seletiva nacional, realizada em agosto, em Brasília-DF. O feito inédito vem após uma longa trajetória de lutas, para as quais têm se preparado e reunido medalhas há 11 anos. Dentre as principais realizações, já foi campeã brasileira na categoria infantil; vice-campeã em 2022 do Pan Am Séries II; bronze no Presidents Cup de 2023; campeã no Pan Am Séries III de 2023, que lhe rendeu classificação inédita para o Pan Americano daquele ano; reserva da seleção brasileira em 2023 e 2024; e participação no Rio Open de 2024.
A classificação para o mundial, para a jovem de 18 anos, que também estuda Fisioterapia, começa a concretizar um sonho que vem batalhando nos tatames há mais de década. “Estou há 11 anos no esporte, então é um sonho que eu tenho desde pequena. Quando eu me classifiquei, foi uma alegria muito grande e eu de verdade estou muito animada para poder viajar, conhecer outro lugar através do esporte, ter essa oportunidade de realizar um sonho que há tanto tempo eu tenho guardado no coração. Só tenho a agradecer a todo mundo que esteve comigo nessa caminhada porque não foi fácil, mas eu espero de verdade que eu consiga desempenhar tudo aquilo que eu venho treinando”, planeja.
O Campeonato Brasileiro é o próximo desafio da dupla pinhaense. Julia pela categoria até 49 kg e Brennda, até 53 kg. As duas levam a bandeira de Pinhais e do Paraná para a competição, após terem conquistado o 1º lugar no Paranaense, disputado em julho deste ano, em Cascavel. Assim como Julia, Brennda também iniciou a jornada no esporte há 11 anos, construindo progresso diariamente na academia Base TKD, onde ambas treinam sob a orientação do técnico Aurelio Ubirajara Simoni, o Bira.
“O campeonato brasileiro é bem importante para mim, todos os campeonatos são, mas esse em específico é um sonho, acho que de todo atleta de taekwondo brasileiro. É difícil de ganhar, são todos os atletas do Brasil, mas eu estou há 11 anos nessa trajetória, 11 anos lutando para conseguir e ter esse primeiro lugar que é o objetivo, as expectativas são altas para esse campeonato e espero muito ganhar, estou treinando e lutando para isso, batalhando todos os dias. São 11 anos nessa luta, então a gente espera ter o melhor resultado, é o que a gente busca todos os dias”, projeta Brennda, de 20 anos, que também cursa graduação em Educação Física.