-
Anuncie: (41) 99774-0190
Votação final do Fala Curitiba começa nessa segunda pela internet e Fala Móvel

Chegou a hora de os moradores de Curitiba decidirem quais são as 100 obras e serviços que eles querem que a Prefeitura realize em 2026. A votação final do programa de consultas públicas Fala Curitiba deste ano começa, nesta segunda-feira (4/8), inicialmente pelo Fala Móvel e internet. Entre os dias 18 e 22 de agosto ocorrem os encontros presenciais para votação nas dez regionais da Prefeitura.
Somando todas as regionais, são 281 sugestões elegíveis. Qualquer cidadão poderá se cadastrar e votar em até cinco prioridades por regional. Os votos do Fala Móvel e da internet serão somados aos que forem dados nas reuniões presenciais.
Para participar da votação, basta preencher o formulário virtual que estará disponível no site do Fala Curitiba ou se dirigir às unidades do Fala Móvel. São veículos caracterizados da consulta pública percorrendo bairros das dez regionais durante o período. Nestes locais, estarão disponíveis formulários impressos e as equipes de técnicos da Prefeitura estarão presentes para tirar as dúvidas dos cidadãos.
“Estamos entrando na fase de votação do programa Fala Curitiba. Na internet e no Fala Curitiba Móvel, você pode votar em até cinco destas prioridades elegíveis apresentadas. Também de 18 a 22 de agosto teremos o calendário de reuniões presenciais, onde então se encerrará o processo de votação e teremos o resultado final para cada uma destas regionais. Participe, vamos fazer Curitiba mais justa e solidária”, convida Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
O órgão organiza o Fala Curitiba, em parceria com a Secretaria de Governo Municipal (SGM), e também acompanha o cumprimento dos pedidos da população e demais investimentos da Prefeitura de Curitiba.
As reuniões presenciais nas regionais vão acontecer na semana do dia 18 a 22 de agosto, sendo duas por dia, a partir das 19 horas, em Ruas da Cidadania e espaços que possam receber o maior número possível de pessoas.
Fases
O Fala Curitiba 2025 começou em março e, nos últimos cinco meses, a população vem participando de diferentes etapas, apresentando sugestões de melhorias para os 75 bairros da capital. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo de governança, o programa da Prefeitura de Curitiba ouve o cidadão sobre as prioridades mais desejadas, que são incluídas no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É esta última, na prática, que incluirá os 100 pedidos escolhidos pela população.
“Entre março e junho, mais de 50 mil sugestões foram recebidas pelos diferentes canais do Fala Curitiba, com a participação de 18,7 mil moradores. Em uma primeira etapa, as pessoas apresentaram os pedidos de forma individual pelo Fala Móvel e internet. Na sequência, tivemos as primeiras reuniões presenciais pelos bairros em que, entre as sugestões individuais, foram escolhidas as prioridades da comunidade. Agora, chegamos à etapa final com a definição, a partir das prioridades coletivas, dos 100 pedidos que serão incluídos no orçamento (LOA) e que a Prefeitura precisará cumprir em 2026”, conta Beatriz Battistella.