Unidade de Educação Integral Guilherme Ceolin é inaugurada em Pinhais

No espaço, serão atendidos aproximadamente 240 alunos. Com esta, Pinhais passa a ter 9 unidades que atendem em tempo ampliado

No último dia 18, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), inaugurou a Unidade de Educação Integral Guilherme Ceolin. No espaço, serão atendidos aproximadamente 240 alunos. Com esta, Pinhais passa a ter 9 unidades que atendem em tempo ampliado.

“Estou bem feliz, bem animada. Considero esta uma conquista, como mãe trabalhar o dia todo e saber que meu filho terá uma rotina que o auxilie é muito bom, assim como ele estou muito empolgada”, comenta Isabelle Araújo, mãe do pequeno Noah, de 7 anos.

Rafael da Costa, pai do Sebastian e da Isabela, também relatou a satisfação com o atendimento em tempo ampliado. “Viemos conhecer o novo espaço que sem dúvida é um ganho para as crianças em seu desenvolvimento educacional. Quero agradecer a prefeitura por proporcionar este espaço, que eles possam ser bem felizes aqui”, conta.

A prefeita, Rosa Maria, destaca que este é um passo importante para a educação de Pinhais. “Estamos trilhando um caminho de mais avanços, de buscar mais qualidade no desenvolvimento da nossa educação, das nossas crianças. Buscamos essa nova estratégia para cuidarmos ainda melhor desta área. A educação integral em Pinhais é uma referência e não é à toa que já estamos colhendo os resultados de uma cidade que tem um dos melhores índices de desenvolvimento da educação fundamental da Região Metropolitana”, destaca a prefeita.

“E essa é a nossa obrigação enquanto poder público, alavancarmos o ensino na cidade. Porque de fato é a educação que transforma, é a educação que muda o futuro. Qual é o grande patrimônio, qual é o maior ativo da nossa cidade? São as filhas e os filhos de vocês, então neste momento eu digo que há um esforço enorme de continuarmos ampliando esse atendimento. Este é o primeiro polo e nós temos o desejo e o compromisso de ampliar ainda mais”, completa Rosa Maria durante a solenidade.

De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o espaço foi pensado para atender uma demanda da comunidade. “Pensamos em uma alternativa, sonhamos com um espaço acolhedor que atendesse o desenvolvimento integral destas crianças e hoje esse sonho se torna realidade. Isso só é possível graças ao trabalho de toda a equipe da Semed que não mediu esforços para esta realização. Então a minha gratidão imensa a todos e que vocês crianças sejam muito felizes aqui neste local. Sou grata aos professores que vão atuar aqui e desejo que também se realizem enquanto profissionais neste espaço junto com as crianças”, afirma Andrea.

A abertura da unidade fez-se necessária diante da demanda por atendimento em tempo ampliado que aumentou significativamente no ano de 2024. “A proposta é atender os educandos em unidades vinculadas nas proximidades das escolas da Rede Municipal de Ensino de Pinhais, em espaços físicos adequados e preparados para o atendimento integral, com currículo complementar específico, estabelecido na Proposta Pedagógica Curricular”, explica Raquel Simas, diretora do Departamento de Ensino.

Também são ofertadas as seguintes oficinas pedagógicas: capoeira, karatê, musicalização, artes circenses, artesanato criativo e dança, disponibilizados no turno contrário ao de ensino regular, no qual o aluno já está matriculado. Vale destacar que os estudantes serão transportados entre as unidades regular e de atendimento no intervalo dos turnos das 12h às 13h, prevendo alimentação escolar (café da manhã, lanche, almoço, café da tarde) em refeições balanceadas com cardápio elaborado por nutricionistas.

“A Educação Integral em Tempo Ampliado em Pinhais está integrada à organização curricular do Ensino Fundamental – anos iniciais, desde 2010. A partir de então, na perspectiva de uma política pública que objetiva ampliar a qualificação do desenvolvimento integral dos educandos por meio da ampliação da carga horária de 45 horas semanais e das diferentes oportunidades que este tempo e espaço possibilitam”, reforça Raquel.

Compartilhe este artigo!