-
Anuncie: (41) 99774-0190
Turismo religioso é o terceiro segmento com maior oferta de atrativos no Paraná

Foto: Rafael Guimarães
Dos 2.150 atrativos catalogados em todo o Estado, 494 são religiosos, distribuídos por todas as regiões. Um painel do mapeamento da oferta turística do Paraná foi apresentado aos participantes do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, com objetivo de mostrar em detalhes os atrativos, levando em conta os segmentos de oferta e a aderência ao mercado.
A busca pela fé e a espiritualidade tem levado cada vez mais brasileiros a locais considerados sagrados. Ponto para o Paraná, que conta com vasta oferta de atrativos ligados ao turismo religioso. O segmento é um dos mais procurados por viajantes no Estado e o terceiro com o maior número de atrativos, atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo.
Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) durante o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Foz do Iguaçu (Oeste), que seguem com atividades até esta quinta-feira (10).
Dos 2.150 atrativos catalogados em todo o Estado, 494 são religiosos e estão distribuídos por todas as regiões. Um painel do mapeamento da oferta turística do Paraná também foi apresentado aos participantes do fórum, com objetivo de mostrar em detalhes os atrativos, levando em conta os segmentos de oferta e a aderência ao mercado.
“O segmento religioso é um dos mais importantes ao Estado, porque ele não envolve apenas o conhecimento das diversas expressões da fé, abrangendo também a cultura, gastronomia, arquitetura, história e muitos outros componentes que sustentam o turismo religioso. A grande oferta de atrativos traz retorno positivo ao setor, criando empregos, gerando renda e dando destaque aos municípios”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
O Fórum de Turismo Religioso é promovido pelo Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, gerenciado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), com apoio de outras organizações.
Ao longo da programação, que teve início na terça-feira (8), foi ofertada uma série de visitas guiadas por atrativos religiosos do município, passando pelo islamismo, budismo, cristianismo e pelas religiões de matriz africana.
Com sede principal na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, é a primeira vez que o Fórum Paranaense de Turismo Religioso é realizado em local de matriz islâmica. Além dos diversos atrativos turísticos de lazer e entretenimento, Foz do Iguaçu possui 450 locais de culto, entre mesquitas, igrejas, templos e terreiros, o que faz da cidade uma referência no assunto.