-
Anuncie: (41) 99774-0190
Tribos Urbanas: Centro da Juventude de Pinhais se firma como celeiro de diversidade cultural e inspiração profissional

Com a realização da terceira edição do Tribos Urbanas no último domingo (27), o Centro da Juventude (Ceju) de Pinhais consolida sua posição como um centro de referência para o desenvolvimento pleno do jovem. O evento recebeu cerca de 800 pessoas, que puderam acompanhar dezenas de atividades dos mais variados estilos. Além de celebrar as diferentes linguagens da arte urbana, o objetivo do encontro foi o de divulgar as oficinas oferecidas pelo equipamento municipal, várias das quais com inscrições abertas.
O Tribos contou com mostra de graffiti; exposição de carros antigos; troca de faixa de karatê; roda de capoeira; batalha de tags; mostra de BMX; skate; parkour; RPG; hapkidô; batalha de rimas; batalha de breaking; apresentação das oficinas pelos agentes da cidadania do Ceju; e food trucks. Além disso, durante todo o dia, foi realizado o evento paralelo Go Make Fest, com convenção de tatuagem e presença de escritores de graffiti.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, esteve no evento e destacou a pluralidade de expressões artísticas acolhidas pelo Ceju. “Temos aqui muitas tribos urbanas. Podemos ver a galera lidando com tudo um pouco. Isso leva à construção da cultura e em nossa cidade temos tentado promover o acesso à cultura, à informação. Cultura para nós é vital, assim como o respeito às diferenças e a toda manifestação cultural que não fira os nossos princípios”, afirmou.
Segundo Rosa Maria, a prefeitura tem uma responsabilidade enorme com os jovens, que representam 24% da população de Pinhais. Ela mencionou outro evento realizado recentemente, o Dia do Orgulho Nerd, entre outros serviços voltados para esse grupo. Também estiveram presentes o vice-prefeito Marcinho; a vereadora Professora Haline Siroti; o vereador Sargento Almeida; a secretária municipal de Assistência Social, Andrea Franceschini; o presidente do Conselho Municipal da Juventude de Pinhais, Fabricio Soares; e o presidente do Conselho Municipal da Juventude de Colombo, Murilo Luiz Lazarotto.
O Ceju é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e atende prioritariamente adolescentes de 12 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, além dos jovens até 29 anos. “Fizemos o encontro das várias tribos, com a oportunidade de ver que todo mundo pode se dar bem, todo mundo pode conviver no mesmo espaço. Queremos mostrar que o Centro da Juventude é um lugar para todos”, afirmou Andressa Cordeiro, coordenadora do Ceju.
Repercussão
O Coletivo Batalha de Pinhais, que promove a cultura hip hop na cidade, foi um dos grupos que participou das atividades. “Foi bem bacana, a cada ano a estrutura evolui, o que faz com que o evento chegue a mais gente, diversificando e promovendo a interação entre as culturas da nossa cidade. Sempre que somos convidados, sabemos que estamos no caminho certo, consolidando e trazendo mais visibilidade pro nosso movimento”, disse Matheus Henrique Emerson Coelho, um dos integrantes.
Diversas famílias estiveram presentes no Ceju. Até as crianças pequenas se divertiram nas quadras de esporte e assistindo às apresentações culturais. “Meu filho adorou a batalha das rimas, o parkour, está aí, subindo nas rampas, aproveitando tudo que der”, compartilhou Anne Skrzypiec, mãe de Inácio, de 5 anos.
A convenção de tatuagem serviu de atrativo para artistas de várias cidades. A artista Billa Santos veio de Joinville (SC) para participar, em companhia de amigos como Maria Clara, que serviu de tela para a tatuagem. “Os eventos aqui do Paraná são top. Sempre valorizam o artista. Tanto o tatuador, como quem faz o graffiti, todas as formas de arte. Isso chama muita atenção. O evento de hoje gostei bastante porque teve todas as formas de cultura, desde o karatê, a batalha de rimas, o graffiti. Muito top mesmo”, comentou. No fim do evento, ela foi uma das premiadas, na categoria Blackwork.
Serviço
Saiba mais sobre as atividades promovidas pelo Ceju pelo site ou pelo telefone: (41) 99237-4054