Sites falsos: Sanepar alerta sobre golpe virtual

Orientação é acessar apenas o site da Companhia e os canais oficiais de atendimento da empresa.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta seus clientes para que acessem apenas o endereço oficial da empresa na internet: www.sanepar.com.br. Qualquer variação nesse nome não deve ser acessada, ainda que apareça na pesquisa de busca em navegadores fazendo menção aos serviços da empresa. “Golpistas criaram vários sites falsos, com outros endereços e estão tentando enganar as pessoas e roubar o dinheiro do pagamento das contas de água pela internet, inclusive com a geração de falsos boletos para o suposto pagamento de contas. Isso tem ocorrido de tempos em tempos e a Sanepar tem denunciado os casos, buscando orientar os clientes sobre a situação”, explica o diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti.

Ele reforça que é importante não clicar em links patrocinados que podem levar a sites falsos e induzir os clientes a golpes cibernéticos. “Pedimos que nossos clientes sempre busquem os canais oficiais de relacionamento com a Sanepar. E denunciem os golpes para que outras pessoas não tenham prejuízos. Na dúvida, sempre entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais”, afirma.

CANAIS – A Sanepar disponibiliza diversos canais para o atendimento aos seus clientes.  Os modos virtuais de atendimento funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados: telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita); e-mail [email protected]; WhatsApp (41) 99544-0115.

Os clientes também podem acessar serviços virtuais pelo aplicativo Sanepar Mobile (disponível para celulares) e pela aba CLIENTES no site da Sanepar (https://site.sanepar.com.br/clientes), ou ir pessoalmente até uma Central de Relacionamento da Sanepar (confira endereços e horários de atendimento aqui: https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones).

ALERTAS – O gerente Geral Comercial da Sanepar, Thiago Semicek, explica que, para evitar cair em golpes, observe sempre se o site em que está entrando tem exatamente este endereço: www.sanepar.com.br. “A busca em sites de pesquisa pode levar a sites falsos porque há golpistas pagando para que esses falsos links patrocinados apareçam como os primeiros resultados das buscas. Os golpistas não atuam apenas simulando o site da Sanepar, mas de várias instituições que prestam serviços e mesmo lojas que comercializam produtos on line. Uma das formas de se evitar entrar em sites falsos, é digitar o endereço do site ao invés de fazer buscas”, alerta o gerente.

Ele orienta os clientes da Sanepar a também conferirem sempre todos os dados que estão em boletos gerados pela internet – como os dados do cliente, os dados do imóvel, o número da matrícula, o valor da conta, o destinatário do pagamento, o nome da Sanepar. Semicek informa que, ao fazer pagamento via PIX, o cliente deve sempre conferir se o destinatário está em nome de Cia. de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. “O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários. Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via PIX. A Sanepar não envia QR Code ou Chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via”, detalha o gerente.

O QUE FAZER – A Sanepar também recomenda que os sites falsos sejam denunciados à polícia e informados para a Sanepar pelo e-mail: [email protected]

Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino do pagamento. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio.

Outra medida é registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o BO à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa, visando ressarcimento pelo banco.

Compartilhe este artigo!