Secretaria de Saúde realiza Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

As equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD intensificam o trabalho de prevenção no ambiente escolar; evento de encerramento reuniu servidores e demais profissionais para uma palestra e apresentações

Foi realizado na manhã da última quinta-feira (23), no auditório do Centro Cultural de Pinhais, um evento em alusão à Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que acontece sempre no mês de junho, em virtude do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A prefeita Rosa Maria participou da cerimônia ao lado de demais autoridades do Município.

Neste mês, por uma semana, com o objetivo de prevenção ao uso de drogas, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD intensifica o trabalho de prevenção com jovens e adolescentes no ambiente escolar.

São escolhidas algumas escolas, municipais e estaduais, onde os técnicos do serviço fazem rodas de conversas com os alunos sobre a prevenção ao uso de drogas. Durante o evento, materiais produzidos nas oficinas ministradas pelas equipes foram expostos ao público e estão à disposição no CAPS AD para aquisição.

Além da palestra com o psicólogo clínico Dr. Altieres Edemar Frei, o evento contou com a apresentação dos alunos do coral mirim do Instituto João Ferraz de Campos, o qual atua em Pinhais desde o ano de 2011 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Usuários e professores do CAPS AD também realizaram apresentações musicais.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, enalteceu as ações do CAPS AD e as parcerias com outros órgãos, como conselho municipal, rede municipal e estadual de ensino, Guarda Municipal, para efetivar as políticas de prevenção ao uso indevido de drogas. “Este é um dos maiores desafios que temos na nossa gestão, aliás, na nossa sociedade, a luta contra as drogas. Então, momentos como estes, em que fazemos as devidas reflexões, as formações, aprendemos como lidar com esse assunto, porque ele está presente em todos os espaços. Fico feliz também pela participação das escolas estaduais, porque fui diretora do Colégio Arnaldo Busato e nós temos uma demanda maior com os nossos adolescentes e jovens. A prevenção é ainda a melhor saída e só se previne com muito conhecimento, engajamento e envolvimento com a comunidade, se não nós não daremos conta. O desafio é de todos e de todas, precisamos estar juntos, buscando todos os mecanismos possíveis para nós não nos sentirmos sozinhos nesse trabalho. É preciso combater as drogas todos os dias”, declarou a prefeita.

Ivanilde Gonçalves do Nascimento, da Gerência de Saúde Mental e Especialidades, da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre a Semana e as ações realizadas. Segundo dados do setor, somente de 2017 até este ano, mais de 6 mil alunos, da rede municipal e estadual, participaram das rodas de conversas e outras dinâmicas propostas para trabalhar a temática do combate ao uso de drogas. “Nós temos o relato dos profissionais que realizam essas atividades, que nestes momentos eles conseguem orientar, e também identificar casos de alunos que estão usando substâncias ou é uma realidade dentro de casa, o que é triste, mas também é importante para fazer os encaminhamentos necessários”, citou Ivanilde.

Presenças

Estiveram presentes no evento, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; a secretária de Saúde, Adriane Jorge Carvalho; secretária municipal de Assistência Social, Rosangela Batista;

secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Jr; guardas municipais da Patrulha Escolar; presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Reneudo Albuquerque; a assistente de apoio aos município do NRE, Vera Lúcia da Silva; a coordenadora da Residência da Escola de Saúde Pública do PR, Denise de Castro; usuários do CAPS AD, servidores e demais convidados.

Importante ressaltar que Pinhais conta com Residência Multiprofissional de Saúde Mental e, a partir de agosto, Residência Médica em Psiquiatria.

Compartilhe este artigo!