Prefeito de Curitiba prestigia homenagem ao ministro André Mendonça e fala da importância da justiça

O prefeito Rafael Greca participou, na noite do último dia 24, da entrega do título de cidadão honorário do Paraná concedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Luiz de Almeida Mendonça, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O prefeito Rafael Greca acentuou que falava em nome do povo da cidade mais igualitária do Brasil, título que Curitiba recebeu neste ano.

Ele destacou a grandeza do Paraná e lembrou o significado do nome do Paraná, braço de um rio caudaloso. “O nome Paraná significa caudal, rio grande do tamanho do oceano, o nome significa a imensidão das águas, significa o compromisso com uma grande missão. Que se faça a justiça em democracia. Erga-se entre o ministro André Mendonça e o Paraná um compromisso de paz e de bem, de justiça e misericórdia”, declarou.

“Nós queremos o bem do Brasil. E o bem do Brasil só há de ser feito se for feito com justiça, com moderação e, sobretudo, dentro do conceito de Santo Agostinho, de que toda virtude está no equilíbrio. Esse equilíbrio que o Brasil tanto precisa e tanto merece, que não é de esquerda, nem de direita, mas de nacionalidade, de amor e respeito à democracia e, sobremaneira, de humanidade”, disse o prefeito

Greca lembrou que dia 24 de junho é Dia da Araucária, árvore símbolo de Curitiba, e pediu ao ministro atenção especial ao Paraná. “Que o ministro se torne um homem mais alto do que as araucárias”. Em seu discurso, o ministro André Mendonça comentou as palavras do prefeito: “O prefeito Rafael Greca nos dirigiu uma oração bela e, de certa forma, estimulante, nos remetendo às cataratas, patrimônio da humanidade”.

Natural de Santos, em São Paulo, o homenageado relatou sua trajetória, falou do tempo em que morou no Paraná, onde foi procurador da União, em Londrina, a partir do ano 2000, e sobre como foi sua opção por Brasília, em 2006. Ele agradeceu a homenagem por ser agora cidadão paranaense. “Sou da cidadania dos meus filhos”, completou.

Antes de assumir a vaga como ministro do STF, no fim de 2021, André Mendonça, que foi membro da Advocacia-Geral da União (AGU) por mais de 20 anos, foi também ministro da Justiça e Segurança Pública e advogado-geral da União.

BICHO DO PARANÁ

Diversas autoridades discursaram durante a sessão. O 1º secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi, um dos autores da proposta, afirmou que o título de cidadão honorário é um reconhecimento justo e verdadeiro. “Nós o declaramos bicho do Paraná”, acentuou.

A proposta de entrega da honraria ao ministro do STF foi feita também pelo deputado Alexandre Amaro e aprovada por unanimidade na casa. O texto foi sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Ricardo Barros, e o procuradorgeral do Estado do Paraná, Luciano Borges, representaram o governador Ratinho Junior durante a solenidade.

Compartilhe este artigo!