-
Anuncie: (41) 99774-0190
Piraquara inicia aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 para os Profissionais da Saúde
A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o cronograma de aplicação da vacina bivalente contra Covid-19.
A campanha que é realizada por fases, obedecendo a ordem dos grupos prioritários definida pelo Ministério da Saúde, neste sábado, dia 01 de abril irá vacinar os profissionais da saúde, gestantes e puérperas, com até 42 dias pós-parto, pessoas com 60 anos ou mais, e imunossuprimidos com idade acima de 12 anos e solicitação médica com CID e nome do agravo ou exames comprovando.
A vacina Bivalente é uma versão atualizada do imunizante, e prevê imunizar contra o Coronavírus original e as variantes Ômicron com suas sublinhagens, melhorando a proteção da população.
Para a aplicação da vacina Bivalente, são considerados agravos imunossuprimidos: pessoas transplantadas; pessoas vivendo com HIV; pessoas com neoplasias hematológicas; pessoas com imunodeficiências primárias; pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pessoas em uso de imunossupressores; pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides; pacientes oncológicos que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos meses.
A vacinação será realizada em cinco Unidades de Saúde do município, são elas: UBS Nanci Terezinha, UBS Vila Macedo, UBS Flavio Cini, UBS Caiçara e UBS Elfride Miguel, das 9h às 16h.
Para receber a vacina o munícipe deve estar portando a carteirinha de vacinação, um documento com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para tomar a vacina, além dos documentos tradicionais as gestantes devem apresentar a Carteira de Gestante, as puérperas, a Certidão de Nascimento do bebê, e os profissionais de saúde algum documento que comprove a ocupação, como carteirinha do conselho de classe, holerite, crachá ou declaração da empresa.
Todos que trabalham em estabelecimentos destinados aos cuidados com a saúde, são considerados profissionais de saúde.
É importante ressaltar que para que seja aplicada a dose bivalente, é necessário ter pelo menos duas doses da vacina tradicional, que segue sendo aplicada nas Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45.